Os primeros dias sem fumar podem ser bastante desconfortáveis para o ex-fumante. É a Síndrome de Abstinência. Isso em geral, está associado a dependência química da nicotina. A maioria dos sintomas de abstinência vai desaparecer em uma a duas semanas. Eles são sinais de que seu organismo está retornando a um estado saudável.

A melhor maneira de lidar com esses sintomas são as técnicas descritas no e-book “Como Parar de Fumar - Parte II - Relaxamento, Controle Mental e Respiração”. Aprenda a reconhecer estes sintomas.

Quais são os sintomas mais comuns da Síndrome de Abstinência?

O sintoma mais comum é a vontade intensa de fumar (fissura), que diminuirá após alguns dias e poderá até desaparecer completamente em 2 semanas. O melhor caminho para superar o desejo intenso (fissura) é ignorá-lo.Você pode controlar com exercícios de respiração e relaxamento.

Outro sintoma bastante comum é a tensão: aqui a dica é apostar nos exercícios físicos, relaxamento, exercícios de respiração e controle mental encontrados no e-book “Como Parar de Fumar - Parte II - Relaxamento, Controle Mental e Respiração”

Alguns ex-fumantes relatam tonturas assim que param de fumar. Pode ser difícil se concentrar. Esses sintomas são resultado do aumento de oxigênio que seu cérebro está recebendo agora, uma vez que não há mais inalação do monóxido de carbono presente no cigarro.Esses sintomas tendem a desaparecer assim que seu cérebro se acostumar a funcionar com o suprimento normal de oxigênio novamente.

Outros ex-fumantes relatam formigamento ou dormência nas pernas e nos braços. Essas sensações representam uma melhora da circulação sanguínea depois que você parou de fumar. Em poucos dias seu corpo voltará ao normal e a dormência e formigamento cessarão.

Dicas para contornar as crises de abstinência

  • beba muita água, principalmente gelada;
  • converse com alguém, distraia-se;
  • faça exercício de relaxamento;
  • chupe um chicletes sem açucar (dietético), ou alimentos de baixa caloria como cenouras fatiadas, furtas secas, etc.

Faça o download do e-book “Como Parar de Fumar - Parte II - Relaxamento, Respiração e Controle Mental” em PDF e aprenda a controlar as crises de abstinência.

  Deixando o Tabagismo - Parte II - Relaxamento, Respiração e Controle Mental (714,6 KiB, 15.184 hits)

(Instrução para o player: Clique na imagem e uma nova aba abrirá para apresentação do e-book. Basta clicar nas laterais da nova aba para passar as páginas.)