Frustação, irritação, pequenos problemas que parecem gigantescos, e você brigou com todo mundo! Tenha calma, os sintomas da síndrome de abstinência vão passar em breve e você vai aprender a superar essa fase difícil. O que você deve lembrar nesses momentos é que fumar não resolve absolutamente nada!

Seu cérebro está lutando com você para ganhar alguma nicotina, e esse é basicamente o motivo de toda a irritação, tristeza, vazio, depois de parar de fumar. Todos esses sentimentos são uma manobra de seu cérebro para tornar sua jornada mais árdua e fazer você querer desesperadamente um cigarro. Assim funciona a dependência química da nicotina, como você pode conferir neste video.

Como você não está repondo toda a nicotina que antes seu cérebro estava acostumado a receber (mesmo utilizando adesivos ou gomas de mascar de nicotina), ele agora responde com sintomas de abstinência do cigarro com sentimentos negativos e frustantes. Você deve se ligar para não cair nesta armadilha! Seja forte!

Lembre-se que qualquer atividade física ajuda muito. Uma simples caminhada de 20 minutos diários, além de ajudar a controlar peso, que é outro tópico importante do e-book de hoje, pode ajudar superar a carência de dopamina. Exercícios físicos liberam o estresse e ajudam a aliviar as tensões do dia a dia e podem ser de valor incalculável neste momento.

Lembre-se o que levou você a parar de fumar

Minha principal estratégia para os momentos de fissura e irritação com a falta do cigarro era pensar nos motivos que me levaram a fumar e imaginar um futuro onde eu não fumasse mais. A compensação que vejo em parar de fumar é muito mais importante para eu seguir em frente que o “vazio prazer imaginário do cigarro“. Os benefícios variam para cada pessoa, mas há sempre mais razões para parar de fumar que continuar no vício.

Controle o peso parando de fumar

O seu objetivo agora é parar de fumar e não fazer regime para emagrecer! Fazer duas coisas tão difíceis ao mesmo tempo pode comprometer o seu tratamento do tabagismo. As mulheres principalmente, que tem maior tendência a acumular aquelas indesejáveis gordurinhas, podem ficar com medo de engordar e voltar a fumar acreditando que continuarão mais magras por isso.

Todas as pessoas que param de fumar devem ser advertidas do risco de ganhar peso. Não acontece com todos, alguns até emagrecem. Mas, antes prevenir que remediar! Se você pode esperar um aumento de peso nesta fase, é bom se cuidar e prevenir com alguns cuidados simples que tudo voltará ao normal após esse período critico da síndrome de abstinência.

Dicas básicas para evitar o ganho de peso

  • não caia na tentação dos doces, prefira os alimentos sem açucar e seja moderado. A necessidade de levar algum alimento a boca é temporária, engane-as com chicletes sem açucar, frutas secas, cenoura fatiada fininha, cravo, etc.

  • beba muita água, principalmente nos momentos de fissura.

  • abuse de sopas de baixa caloria se o apetite aumentar muito.

  • prefira alimentos integrais que dão maior sensação de saciedade e evite principalmente alimentos pesados como frituras.

  • caminhar, andar de bicicleta, nadar, jogar futebol, você decide o que é melhor para ajudar a queimar calorias

Faça o download do e-book “Como Parar de Fumar - Controle de Peso e Tratamento para Sintomas de Abstinência” e continue trabalhando seus conhecimentos sobre os problemas ligados ao tabagismo. Isso irá ajudá-lo(a) a se livrar desse vício terrível, pois dará suporte para você lidar melhor com os problemas que podem aparecer pelo caminho. Vamos todos juntos que a luta continua. ;)

  Como Parar de Fumar - Controle de Peso e Tratamento para Sintomas de Abstinẽncia (1,3 MiB, 17.477 hits)

Clique na imagem abaixo e outra janela se abrirá. Assim, você poderá visualizar todo o livro, virando as páginas com o clique do mouse.