Tartarato de vareniclina - Champix

Tartarato de Vareniclina é substância ativa do Champix, lançado no Brasil em Maio de 2007. O ingrediente ativo parece trabalhar destruindo  o sentimento de satisfação que obtemos quando fumamos. Este promete ser o grande mérito do Champix, segundo o depoimento de médicos, usuários e pesquisas realizadas sobre o produto.

Eu não fiz o uso do Champix, todos sabem que usei o BUP (Bupropiona), mas recolhi alguns depoimentos e reportagens pela internet para informar aos leitores aqui do “Eu vou parar de fumar” sobre este medicamento que não é barato, mas promete minimizar, ou mesmo extinguir as crises de abstinência assim como as recaídas depois de algum tempo sem fumar.

O custo do Champix pode variar bastante, mas fica em torno R$980,00 o Kit completo, o que é bastante salgado para a maioria das pessoas no Brasil. Avalie o custo-benefício. Para aqueles que já tentaram parar de fumar diversas vezes e não obtiveram sucesso, talvez esse seja um investimento a se considerar.

Em uma reportagem do Jornal O Globo, o cardiologista Augusto Bozza, coordenador hospitalar do Instituto Nacional de Cardiologia das Laranjeiras fala sobre o Champix: “Com o uso do medicamento, quase não há sintomas de abstinência - explica ele.

“Estudos clínicos mostram que o Champix tem maior eficácia que a Bupropiona (BUP). As pesquisas sugerem  que após 12 semanas, 44% dos que usaram Champix conseguem parar. O percentual é de 30% com a Bupropiona e de 18% com placebo. Apenas 3% dos fumantes conseguem parar de fumar por conta própria” - na opinião do médico.

Segundo Bozza, com o Champix não existem interações medicamentosas significativas; pacientes cardíacos ou com enfizema pulmonar, que precisam parar de fumar; podem fazer uso de seus medicamentos associados ao Champix.

A Pfizer criou um programa de apoio aos fumantes que comprarem o  Champix. Quando você adquire o kit do medicamento, vendido somente com receita médica, você receberá uma senha e tem direito a inscrever-se no programa. Com base em certos dados fornecidos pelo fumante, o site envia e-mail ou SMS de apoio durante o tratamento.

Em outro depoimento que encontrei na ACTBR (Aliança do Controle do Tabagismo), o Dr. Paulo Cesar R.P.Corrêa, médico pneumologista e representante da ACTbr em MG diz: “Como agonista parcial deste receptor nicotínico, a vareniclina oferece vantagens sobre as terapias atualmente disponíveis para a cessação do tabagismo. As propriedades agonistas da vareniclina podem aliviar o desejo e reduzir os sintomas da retirada da nicotina, enquanto as propriedades antagonistas do composto podem reduzir o sentimento de recompensa que fumantes obtém do tabagismo, reduzindo assim a possibilidade de recidiva.

Simplificando: o remédio “ocupa” o lugar da nicotina, ligando-se ao receptor em grau menor que a nicotina, porém de forma a reduzir os sintomas de desejo de fumar e da abstinência. Conseqüentemente, os indivíduos podem não somente atingir como também manter a abstinência.” - finaliza .

Em um depoimento que encontrei da Alba Regina Bonotto que usou o Champix ela diz: “Apesar do preço alto, o cálculo para saúde me mostrou uma possibilidade de rentabilidade pelo possível sucesso no tratamento.

Fiz a primeira fase como manda a bula, já nesta fase a compulsão pelo cigarro foi diminuindo visivelmente, a ponto de simplesmente não mais me importar com o mesmo. Nota para o fato de que todas as outras compulsões diminuíram, a de comer doces, a de beber etc..realmente dentro do meu ceticismo tabagista fiquei impressionada, a medicação era potente e me mostrava o quanto sou quimicamente dependente e manipulável.

Esta descoberta me abalou profundamente, pois descobri que parar de fumar não é uma questão de força de caráter como muitos dizem, mas um exercício de humildade, ao perceber-se dependente e doente.”

Os efeitos adversos mais frequentes resultantes do consumo deste medicamento são alteração dos sonhos, insónias, cefaléias e náuseas, segundo várias descrições que encontrei na internet. Mulheres que estão amamentando ou estão grávidas não devem fazer uso do Champix. Pessoas que apresentam problemas renais devem ser observadas com mais rigor pelos médicos quando utilizam este medicamento. Para informações técnicas sobre o Champix consulte a Bula do Medicamento.

Vale lembrar a todos que o Champix é um medicamento controlado e necessita de receita médica para efetuar a sua compra.  A avaliação da real necessidade do uso do medicamento é importantíssima e ninguém deve fazer uso de nenhum remédio sem consultar antes um médico. Lembre-se, você pode prejudicar sua saúde!

Champix destroi o prazer de fumar

Champix - Destruindo o prazer de fumar

Saiba mais sobre este e outros medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo visitando nossa “Biblioteca do Tabagismo”. Lá você vai encontrar informações sobre medicamentos nicotínicos e não-nicotínicos, teste para avaliar seu grau de dependência a nicotina com a nosso livro “Guia Completo de Medicamentos” e muito mais.

Fontes:

Fórmula da Vareniclina na  Wikipédia

ACTBR - Blog da Aliança de Controle do Tabagismo

Jornal O Globo - Reportagem “Medicamento contra tabagismo reduz prazer proporcionado pela nicotina”

Depoimento da Alba Regina Bonotto

Site do Champix/Pfizer

Talvez você tenha interesse em artigos para ajudar a Parar de Fumar em nosso Blog:

Você também pode criar um perfil em nossa comunidade e parar de fumar conosco!

Fica o convite para que você se junte a nós e supere o vício do tabagismo, juntos!

Artigos Relacionados: