Estranhei muito a idéia de usar nicotina para deixar de fumar, afinal; se o propósito é desintoxicar-se da nicotina, porque eu deveria usá-la?

Na verdade, este tipo de terapia chamada Terapia de Reposição de Nicotina (TRN) serve para que você desenvolva um certo auto-controle e aprenda a escapar do ciclo vicioso da dependência, sendo capaz de mudar o seu próprio comportamento perante o vício.

Somente após algumas semanas quando você estará mais acostumado a falta do cigarro é que se retira gradualmente a nicotina do organismo.

Esse tipo de tratamento sempre soou estranho aos meus ouvidos e resisti ao máximo utilizá-lo. Tecnicamente falando; eu só não estou inalando todos as centenas de produtos tóxicos contidos no cigarro porque parei de fumá-los, mas não parei de ingerir nicotina, pois estou usando os adesivos de Niquitin agora.

Niquitin são aqueles adesivos de nicotina que colocamos na pele e vão sendo absorvidos pelo organismo lentamente, sendo que a cada 24 horas devem ser trocados.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o produto visitando o site. Existe no site um programa de acompanhamento que você pode se inscrever e receber por e-mail dicas e apoio para deixar de fumar.

Niqitin website

Niquitin - Adesivos de nicotina

TERAPIA DE REPOSIÇÃO DE NICOTINA:

A TRN, na verdade, está dando suporte para eu quebrar uma primeira barreira que são os fortes e arraigados hábitos de fumante. Aqueles comportamentos que temos e passam a ser tão automáticos que nem os percebemos mais.

Posso citar vários destes comportamentos: acender cigarro depois do almoço (Ai! Acho esse o mais difícil de todos), acender um cigarro para dirigir, etc.

Café e cigarro

Cigarros e café uma combinação perigosa

Certos hábitos são tão fortes que começei a cortá-los antes mesmo de parar de fumar.

O exemplo maior é fumar navegando na internet. Eu nem percebia que fumava como uma chaminé!

Foi a primeira coisa que cortei e vários outros hábitos que ainda estou aprendendo a cortar. Mas especificamente este hábito de fumar navegando na internet é o que mais me incomoda e exatamente onde o Niquitin me ajuda mais.

Esses hábitos nos fazem lembrar de cigarro várias e várias vezes por dia.

É como um gatilho que dispara nosso desejo de fumar sendo a terapia de reposição de nicotina o que ajuda a descobrir maneiras de lidar com esse desejo intenso e resistir a ele.

Com os adesivos ou as gomas de mascar de nicotina, estamos recebendo doses diárias, mas transformando o que antes era um hábito automático de acender um cigarro quando este gatilho era disparado; em uma mudança de comportamento, aprendendo a lidar com intensidade dos sintomas e com a falta que o cigarro nos faz.

Assim as constantes brigas que temos conosco para não fumar vão se transformando. Aprendemos a respirar um pouco mais profundamente, percebemos que os pulmões estão precisando é de ar puro e não de monóxido de carbono proveniente do cigarro.

Percebemos como a respiração acalma, relaxa, e a vontade de fumar desvanece em alguns segundos. Essa grande mudança nos hábitos, importante no processo de parar de fumar, pode ser apoiada pela terapia de reposição de nicotina, especialmente para os fumantes pesados, que fumam 20 cigarros ou mais por dia.

Com medicamentos como o Niquitin, o desejo de parar de fumar aliado a determinação pessoal, agem como um conjunto de fatores essenciais para o sucesso que tanto desejamos alcançar que é parar de fumar.

Saiba mais sobre este e outros medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo visitando nossa “Biblioteca do Tabagismo”. Lá você vai encontrar informações sobre medicamentos nicotínicos e não-nicotínicos, teste para avaliar seu grau de dependência a nicotina com a nosso livro “Guia Completo de Medicamentos” e muito mais.

Artigos Relacionados: