A dependência de nicotina é uma doença e a recaída pode fazer parte da caminhada de quem tenta parar.

Devemos levar isso em conta quando estamos parando de fumar, pois muitos fumantes sentem-se desmotivados a tentar parar novamente.

Sabe-se, por exemplo, que muitos fumantes tentam deixar o cigarro de cinco a sete vezes antes de obter o sucesso.

A decisão de buscar alternativas e não continuar a fumar pode levar dias, anos, mas o importante é o fumante não ignorar o objetivo final que é parar de fumar!

A recaída pode ser um importante instrumento de aprendizagem para o fumante.

Com a recaída é possível reavaliar a situação que o levou a fumar e tentar encontrar a melhor maneira de lidar com ela posteriormente. Aprender a lidar com esse tipo de  situação é fundamental.

A bruxa está solta? O cigarro te enfeitiçou novamente? Agora é a hora de parar de fumar!

A bruxa está solta? O cigarro te enfeitiçou novamente? Agora é a hora de parar de fumar!

A BRUXA ESTÁ SOLTA ?

Todos os problemas do mundo recaíram sobre você repentinamente? Você está vivendo dias em que a bruxa está solta?  Responda-me sinceramente: Fumar vai resolver algum problema?  Claro que não! Você fumou alguns cigarros, vá lá… agora é hora de parar! Encontre a sua maneira, o seu caminho. Parar de fumar é possível e faz muito bem a sua saúde.

Falar com os amigos, buscar ajuda em diferentes meios, como aqui mesmo no blog; pode facilitar e muito sua jornada também. O suporte das novas amizades proporcionam maior facilitação da discussão de situações de risco e meios de lidar com as elas.

Especula-se que a discussão de problemas, propiciada pelo grupo, contribua de modo específico para a efetividade dos tratamentos, prevenindo assim as recaídas. A existência de apoio social é considerada um fator importante para obtenção e manutenção da abstinência.

Usualmente a maioria dos programas de cessação de tabagismo inclui algum tipo de suporte social, variando desde “avise os seus familiares e amigos”, até intervenções em grupos que promovem a criação de vínculos com outros fumantes tentando parar. Procure ajuda!

Não é porque você teve uma recaída que não consiguirá parar definitivamente. Recaídas também não são desculpas para não tentar parar de fumar novamente.

Recaídas não farão de você um fumante novamente, a menos que você queira. Você quer?

Fonte: Revista de Psiquiatria Clínica

Artigos Relacionados: