Fumasil é um composto de ervas medicinais que promete auxiliar no combate ao vício de fumar. Há uma grande quantidade de plantas medicinais, em todas as partes do mundo, utilizadas há milhares de anos para o tratamento de doenças. O fitoterápico Fumasil é composto de ervas medicinais como a Lobélia, Plantago Major, Caladium Seguinum e Argentum Nitricum; ervas que prometem aliviar os sintomas de abstinência típicos dos primeiros dias de cessação do tabagismo.

Foram poucas as informações que encontrei na internet sobre Fumasil. A bula, de responsabilidade do fabricante, contém pouco esclarecimento sobre o produto.

Fumasil

Como ervas medicinais auxiliam na cessação do Tabagismo?

Segundo o fabricante do medicamento, cada erva medicinal contida no produto tem uma função mas, atuam conjuntamente; auxiliando o fumante a controlar os vários sintomas de abstinência do tabaco.

*LOBÉLIA: Segundo o Dr. Nilo Cairo, o Tabaco indiano é indicado como auxiliar no combate ao vicio de fumar.

*PLANTAGO MAJOR: Auxilia no combate ao vicio de fumar, a insônia e a depressão dos fumantes.

*CALADIUM SEGUINUM: Auxilia no combate ao vicio de fumar e as pertubações do coração devido ao fumo.

*ARGENTUM NITRICUM: Catarro dos fumantes (pigarro), catarro tenaz, viscoso e espesso na garganta.

Muito importante

Ao contrário da crença popular, o uso de plantas medicinais não é isento de risco. Além do princípio ativo, a mesma planta pode conter outras substâncias tóxicas, e uma grande quantidade de substâncias diferentes pode induzir a reação alérgica.

*Portanto cuidado, procure orientação médica antes de usar qualquer tipo de remédio.

*Devemos lembrar que a segurança do uso de Fumasil durante a gravidez ainda não foi estabelecida.

*Deve-se ter cautela ao administrar Fumasil em mães lactantes por não ser conhecida a farmacodinâmica desde produto durante a lactação.

Veja aqui a BULA DO FUMASIL

Fumasil conta com registro no Ministério da Saúde

*Registro M.S. nº 1.0159.0032.001-6

*Farmacéutica Responsáve: Jackeline Marinho - CRF-SP nº 38.992

*Fabricado por Sidepal Industrial e Comercial Ltda.

Central de atendimento ao consumidor Caixa Postal nº 13.354 CEP: 03.198-9700 - São Paulo - SP SAC: (11) 2412-0766 - sac@sidepal.com.br

Vários outros métodos vêm sendo preconizados para a cessação de fumar tais como hipnose, acupuntura(agulha, laser), feedback fisiológico, cigarros artificiais sem drogas, aromaterapia (França), fórmulas de ervas, adesivos de lobélia.

Até o momento atual, segundo documento oficial (documento em PDF, página 20) do INCA - Instituto Nacional do Câncer, não existem evidências científicas suficientes para comprovar a eficácia desses métodos.

São ainda necessárias pesquisas utilizando metodologia dentro do rigor científico que avaliem a eficácia, a viabilidade, assim como o custo e benefício dos métodos.

No entanto, esses métodos poderão ser usados caso sejam de escolha dos fumantes e desde que não existam contra-indicações para o seu uso.

Talvez você tenha interesse em artigos para ajudar a Parar de Fumar em nosso Blog:

Você também pode criar um perfil em nossa comunidade e parar de fumar conosco!

Fica o convite para que você se junte a nós e supere o vício do tabagismo, juntos!

Artigos Relacionados: