Eu Vou parar de fumar » Diario do Leitor

150 dias de libertação!

(13 posts)
  1. Depois de 23 anos escravizado pela nicotina, celebro hoje meus primeiros cinco meses, ou 150 dias sem fumar!
    O processo de libertação ou desmame desta droga não tem sido nada fácil, porém, a fase difícil, crítica, intensa caracterizou-se nos 2 primeiros meses. Desses, as duas primeiras semanas foram devastadoras. Optei por fazer uma ruptura brusca no hábito de fumar, auxiliado pela combinação adesivo + pastilhas (ou gomas), ou seja, reposição de nicotina transdérmica ou terapêutica, que foi um sucesso, diminuindo até 40% a vontade de fumar e colaborando 60% na amenização dos sintomas da abstinência. Fiz isso durante 3 meses e meio, diminuindo a dosagem até zerar. Mesmo assim sofri com insônia durante um mês; ansiedade por uns 3 meses; fissuras nas duas primeiras semanas; formigamento nos pés e mãos até hoje, tonteira, sintomas de resfriado, melancolia, sensação de vazio, racionalização em prol do cigarro, sensibilidade a cheiros, medo de sentir cheiro de cigarro, duas crises com tremores e fissura insuportáveis.
    Tudo foi encarado com coragem e previamente planejado na utilização das armas adequadas: andei 20 minutos todos os dias, as vezes mais; bebo ainda muito água; faço ginástica pelo menos 2 vezes por semana; caminho 8 km pelo menos uma vez por semana; tomei banho alternado; chupei muitas balas e gomas de mascar; usei gomas de elásticos para exercício das mãos; tomei calmante; rezei muito; escrevi minhas experiências; li muito sobre o assunto; conversei com amigos e com ex-fumantes, etc.
    Teria sido tudo perfeito se eu não tivesse que respirar dois dias na semana, num ambiente fechado, as mesmas substâncias que tenho bloqueado ao meu organismo. Isso tem me tirado do sério, pois estou sempre indo e voltando, numa sensação cíclica de estar recomeçando o processo a cada semana. Preciso saber se isso procede ou se é neurose minha, caso alguém saiba, por favor me diga!
    Nestes 150 dias ainda me restam: o formigamento nos pés e pernas, sobretudo quando me deito, e o pensamento incômodo e quase sempre fixo, centralizador do cigarro.
    Por diversas vezes estive lendo os testemunhos aqui do blog para entender melhor os sintomas o mecanismo tanto da nicotina quanto da abstinência. Como foi precioso e decisivo para mim! Queria sempre partilhar, dar também meu testemunho, mas sempre me encontrava frágil, vulnerável, que preferi ganhar altitude, autonomia e segurança para contribuir.
    Sou ainda um aprendiz da liberdade sem a escravidão da nicotina, mas apenas um simples e aplicado aprendiz, pois a força do domínio da nicotina em mim clama, grita, arma artifícios, simula situações, aproveita de outras para me convencer de que eu deixei o cigarro, mas ele não me largou, pois faz parte da minha vida e tudo fica mais fácil com ele. A duras penas tenho mostrado pra mim mesmo que isso não é verdade, e um dia quero estar aqui para dizer, celebrar, comemorar a minha total libertação, por e para uma vida mais feliz e saudável. Vamos em frente, um dia de cada vez!!!!!!!

2. Carlos, você vem praticando tão bem as lições que passou para si próprio, que não poderia resultar senão em êxito.
    Parabéns por todo o preparo ao qual se submeteu e passos que cumpriu, com autocontrole para chegar até aqui.
    Sobre a sua indagação, se entendi bem, parece-me que convive com fumantes 2 dias por semana e fica em ambiente fechado com eles (??). É isto?
    Por favor, se possível, seja mais claro, pois não compreendo por que "tem" que ficar em ambiente fechado respirando, como escreveu, "dois dias na semana as mesmas substâncias que tenho bloqueado ao meu organismo."
    O que o obriga ou leva a isto?

Abraço e boa sorte na continuidade do caminho.

3. Solange,

eu moro no interior do Rio, mas frequento a faculdade na capital, dois dias por semana. Onde me hospedo há duas pessoas que fumam dentro de casa, sendo que uma delas fuma dentro do próprio quarto. Mesmo que eu esteja no quarto ao lado, sinto cheiro do cigarro no quarto onde stou, no corredor, no banheiro, enfim, na casa toda. Saio de lá com a sensação que fumei, sentindo a pele mal-cheirosa. Será que isso está me prejudicando?
    A outra questão é o formigamento nas pernas, que conforme li, passaria em duas semanas, mas continua depois de 5 meses!
    Obrigado.

Charles

4. Infelizmente, Charles (assim chamava meu pai), nem todos têm consciência ou respeito pelo próximo. Fumar no quarto é absurdo, principalmente sabendo que no ambiente há pessoas que não fumam.
    Você não conseguiria conversar com o dono do local, pedindo que falasse com esses outros hóspedes? Hoje a lei é tão clara quanto a fumar em ambientes fechados! Até mesmo nos corredores dos edifícios (ao menos aqui em São Paulo é assim) não se pode mais fumar!
    Você pergunta se isto o está prejudicando. Em que você se sente prejudicado? Em ficar com o cheiro do cigarro impregnado em você ou sente vontade de fumar?
    A meu ver, infelizmente, você fica exposto às substâncias nocivas do cigarro e continua como fumante passivo. Esse é o prejuízo.
    Quanto ao formigamento nas pernas, também li que é reação normal nos primeiros dias ou semanas. Se já está há 5 meses sem fumar e ainda apresenta os sintomas, tente consultar um médico.

5. Iniciei hoje meu tratamento com Champix. Sou fumante há cerca de 28 anos mais ou menos. Nesses quase 30 anos de vício, podemos contar nos dedos os dias em que consegui ficar sem um único cigarro. Estou com 44. Tenho uma tosse que parece um arrastar de móveis, além de outros problemas. Não quero mais isso para mim definitivamente. Hoje foi apenas o primeiro dia do tratamento (que se inicia com um único comprimido de 0,5 mg). Fumei pouquíssimo e já me sinto vitorioso - se compararmos ao fato de que fumo habitualmente uma carteira e meia por dia. Marquei minha data definitiva para o dia 21 de junho. Até lá, vou me ajudando como posso. Tenho também que ficar longe do café preto pq infelizmente, associo as duas coisas. Parabéns para quem conseguiu largar e boa sorte para todos nós que estamos tentando.

6. O sofrimento ficou para traz agora é so comemorar.
    O sofrimento q passamos deve servir como força
    para não recaimos.

7. Sydney,

que bom vc ter iniciado o processo! desejo-lhe sorte, resistência, perseverança, o auxílio dos amigos e do remédio. Conte comigo para partilhar as dificuldades!!!! Siga em frente!!!

8. Cleverson,

obrigado pela mensagem de apoio e incentivo! Conto contigo, irmão seja na comemoração daquilo que´já realidade, seja na perseguição daquilo que ainda não o é, a libertação total. Um abraço, e obrigado!!!!

9. Muito obrigado, Charles. Hoje a medicação me deu bastante náusea e, por ser feriado, fumei mais do que ontem. Notei que ocupar-se é algo importante. Tomo o cuidado de não levar cigarro comigo quando saio. Antes, bastava ir ao banco ou fazer algo na rua e pronto: cigarro aceso. Ao menos isso eu cuido pra não fazer mais. Segundo a bula do Champix, os resultados poderão ser observados a partir do oitavo dia. Hoje foi o segundo, de forma que penso que estou indo bem.

10. Charles parabens ,agora é continuar vc chegou ate aqui agora tem que lutar pela continuação nada é fácil mas a pior fase vc passou essas que se apresentam, agora não são muito dificeis vc vai achar um geitinho de resolver quanto aos formigamentos qq médico vai te dizer bjsss

11. Força Sydney nao para não, continua com o tratamento que vai dar certo. No começo é barra mesmo, depois vai melhorar vc vai ver. Quando estiver aguniado vem aqui no blog reclamar, gritar, chorar, que estaremos por aqui para te ajudar. Força amigo !!

12. Hugo,

encaminhei um e-mail, mas acho que ele não saiu da caixa de entrada: na mensagem, dizia que passo pelo mesmo. Assim, sugiro a vc que depois dos adesivos, continue diminuindo a dosagem com pastilhas e gomas ( 4 mg e 2 mg) até não sentir mais necessidade da nicotina.

Um abraço

Charles

13. Muito obrigado, Maga. Hoje, foi melhor que ontem. Fumei pouquíssimo e tive pouca náusea. É uma medicação nova, e a gente não sabe o que ela é capaz de fazer. Mas eu preciso dela. Ao menos até agora (terceiro dia) os resultados têm sido muito positivos.

Participate and leave your reply

Você deve fazer login para publicar.