Eu Vou parar de fumar » Diario do Leitor

8 dias sem fumar, uma surpresa e um medo

(20 posts)
  1. Ola meus queridos...
    Em primeiro lugar quero dizer que estou a 8 dias sem fumar e queria agradecer a todos desse linnndo e maravilhoso blog...se nao fossem voces , ja teria voltado!
    Mas pasmem.....tive uma surpresa.....depois de 18 anos fumando, estou a 8 dias e ja quase nao me lembro do cigarro ...tem alguns momentos do dia que ainda parecem nao " fazer sentido" sem o cigarrinho, mas consugo dizer nao e seguir, e esquecendo quase que instantaneamente....
    Achei importante partilhar isso com voces, porque pode ser um incentivo para todos os que querem deixar o vicio e ainda nao decidiram, saberem que pode nao ser tao penoso assim e so saberemos tentando e acima de tudo ter em mente que nao vai fumar mais e pronto....das outras vezes que parei, acabei voltanto, pois parece que eu vivia angustiada, esperando pelo cigarro, e se eu estava esperando significava que eu ainda podia fumar....e se eu ainda podia fumar....nao tinha tomado mesmo a decisao....simples....a partir da hora que dizemos, " acabou" e simplimente desligamos o " sensor" , dizemos " se nao fumo mais, nao tenho que esperar ou ansiar pelo proximo cigarro, ele simplismente nao existe, entao o negocio e nao pensar" acho que esse pensamento consegui cortar com boa parte do meu sofrimento. Porem, nesse " mar de rosas " todo, existe um medo.....medo real.....nesses 8 dias , passei por 1 teste....que foi estar com a minha mae....ela fuma....apesar da asma .( infelismente) e ir a casa dela e sentar durante 2 hiras convesando tomanto cafe e consequentemene fumando um cigarrinho, era das coisas que me dava um prazer danado.....e fui posta a prova , a minha mae.....nao fumou na minha frente...sabendo que parei.....mas mesmo assim...foi dificil....agora falta enfrentar o mundo...pois tenho estado no " meu mundo" nesses primeiros dias....nao mudei nada na minha vida...simplismente parei de fumar...achei que ja era demasiado dificil largar o cigarro.....entao, continuo com meu cafezinho....meu vinho,....etc....mas ainda nao " enfrentei' um barzinho....ou um jantar de amigo.....tenho medo....pois a nossa cabeca nos trai e nao quero cair....sou extremamente ansiosa...a ponto de atrapalhar a minha vida....mesmo fumando....criei problemas onde nao existiam por causa da ansiedade....e hoje parei de fumar e acreditem...acho que o cigarro me punha nais ansiosa....estou conseguindo confrontar os problemas que criei na cabeca por causa da ansiedade...nao sei se issi e normal...masse formos pela filisofia de Alen Carr...sim....a resposta e sim.....o cigarro nos poe ansiosas...porque? Porque queremos outro cigarro!

Bem...queria pedir desculpas pelo livro enoorme e sem " acentos " rsrsrs....e agradecer novamente a TODOS desse blog....sem vcs eu nao estaria sem fumar...OBRIGADA!

Beijos

Claudia

2. Cláudia,

Interessante, tive e tenho momentos muito parecidos com os seus, mas acho que sofro mais alterações e mais constantes que as suas.

De vez em quando me esqueço do cigarro também. De repente, a fissura vem como uma onde gigante, um tsunami, varrendo tudo dentro de mim (a força de continuar resistindo, a razão para parar, várias coisas se distanciam, mas por poucos minutos).

Também me enclausurei por uns dias no início, confesso que ainda não voltei à vida normal, tenho receio de dar de cara com o cigarro. Sei que estou errada, que o melhor é encarar mesmo, mas é como quando terminamos um relacionamento com o namorado, parece que fica aquele "climão", ficamos sem graça, não sabemos como reagir, se cumprimentamos ou fingimos que não vimos, onde colocamos e o que fazer com as mãos. Pensamos: E ao sentir o seu "perfume"?! Será que não vai nos fazer estremecer novamente?! E as lembranças de momentos tão "bons" em todos os anos que passamos juntos?! Como dizer adeus definitivamente?? Melhor fingir que ele não existe mais e virar-lhe as costas, ou cumprimentar normalmente, fingindo que o seu perfume não mais nos atrai?! Acho que nessa hora é melhor mesmo ir embora para casa com um breve mal estar, do que aceitar ficarmos acompanhados de alguém que é o próprio causador de um mal estar muito maior e mais grave.

Não sei se me fiz entender, ando meio confusa para escrever ultimamente..Será a abstinência?! rs.

Boa sorte, continue sua luta, no final, mesmo com todos esses sentimentos desconfortáveis, veremos e nos convenceremos, finalmente, que tudo valeu muito a pena!!!

Oi??? Textos longos???? Livros enormes??? Bem-vinda "ao clube", querida..rsrsr

3. Meninas, não sou a voz da experiência no assunto, mas com meus pouquíssimos 82 dias sem o maledito, sinto muita diferença em tudo, hoje lembro dele (sim), mas sem entusiasmo e quanto mais o vejo, mais negação tenho, pois, meu esposo não se esforçou em nenhum momento em meu ajudar, ao contrário, fuma ao meu lado na hora de deitar e dorme com aquele bafo horrível e eu ainda tenho que aturar é mole ou quer mais, então meninas, sintam se privilegiadas, pois não pense que quero me gabar, mas imagina parei sem nenhum medicamento, somente com determinação e é claro a maior força do mundo a de DEUS, pois se não fosse ele com certeza não estariam lendo este depoimento e ainda tenho que aguentar, imagina você limpar a casa e deixar super cheirosa, para que a tarde fique fedorenta, ninguém merece.

Meninas obrigada por me ouvir.

Bjinhossssssssss e boa sorte para nós sempreeeeeeeeeeeee.

4. Como você disse, Tercapt, a sensação de liberdade é deliciosa! Por exemplo, quando vamos fazer uma prova de 4, 5 horas, e sabemos que agüentaremos sem fumar é muito boa mesmo. Eu tinha horror à essas provas, muitas vezes perdia pontos porque não agüentava e tinha que sair para fumar. Agora está tudo tranqüilo, tenhos minhas ondas de fissura, mas cada vez mais fracas e com intervalos maiores. Estou há 295 dias sem fumar, o que para mim era uma missão impossível - eu achava que só ia agüentar uns 10 dias.

Agora, vou fazer uma pergunta para quem puder me responder: semana passada saí com uma porção de amigos para um futebol perto de casa; estávamos sentados na grama quando passaram uns rapazes de 14 ou 16 anos, fumando. Um deles jogou o cigarro na grama e foi embora. Eu estava há uns 7 metros do cigarro, mas teve uma hora que veio aquela onda de fumaça para o nosso lado, e era um cheiro repugnante, muito forte e enjoativo. Um de meus colegas também reclamou disso, e foi até o resto de cigarro para apagar de uma vez. Ou seja, não foi só de minha parte. Não sei o que era, até pensei que pudesse ser um daqueles cigarros do Paraguai que tem serragem misturada com o fumo. Só que, logo depois, um outro senhor, fumando, passou perto de nós e também jogou o cigarro, e de novo fomos caçar o resto para apagar. Poderia ser outro cigarro paraguaio? Acho improvável, seria coincidência demais. Foi muito estranho, mas eu não fui o único a achar aquele cheiro tão forte. Já no dia seguinte, na universidade, estava com vários amigos meus, quase todos fumando, e senti o cheiro - ruim,é lógico - mas era o cheiro de sempre, de quando eu fumava, e de qualquer outro cigarro comum. Fiquei sem entender isso, e lembro que não estava com o olfato e paladar alterados por causa de medicamentos; eu estava normal. Já aconteceu isso com algum de vocês? E, se aconteceu, descobriram o motivo? Meu paladar está sim bem melhor, sinto os sabores com maior intensidade, mas já está assim desde poucos dias depois que parei de fumar.

Bom, é isso. Abraços para todos.

5. @ Claudia, seus 9 dias sem fumar, felizmente foram vividos com tranquilidade, apesar do receio de situações pelas quais ainda nem passou.
    Em certo ponto, esta certíssima em se preparar para enfrentá-las, uma vez que podem representar algum risco.
    Estar com sua mãe e ela não fumar durante o encontro fez bem para as duas, porém continuar ou não é opção dela e, dentro de algum tempo, você é quem deverá adaptar-se à situação. Ainda é recente para sentir-se confortável conversando com alguém que fuma ao se lado sem reservas. Mas isto deverá fazer parte da sua rotina no futuro. É uma questão de treino.
    Meu ex-marido fuma. Quando o encontrava nos primeiros meses em que parei de fumar, ele evitava fumar na minha presença, mas às vezes eu permitia que acendesse um cigarro ou outro, pois não queria "impor" que não fumasse. É uma questão de consciência de cada um.
    Passados uns 6 meses, deixei de me importar com alguém fumando por perto e passei a me sentir incomodada.
    Há uma diferença:
    - quando me importava, o cigarro ainda era algo tentador para mim; sentia vontade, precisava exercitar meu autocontrole e fingir que nada estava acontecendo, para não inibir o fumante.
    - quando passei a me incomodar, o cheiro do cigarro já não era mais prazeroso; começou a me sufocar e não representar riscos; ao contrário, eu me perguntei muitas vezes como pude aspirar aquilo.
    Nós precisamos aprender a dar continuidade às amizades e contatos com fumantes. Não podemos obrigá-los a seguir nosso caminho, mas não podem nos obrigar a fumar passivamente. A aceitação acontece naturalmente, sem esforços.
    Por isto, não tema o futuro. Seu presente tem sido tão sereno! Não faça um drama onde não existe, pois sua abstinência até aqui tem sido mais fácil do que a de muitos. Me desculpe, querida. Não quis ser dura. Apenas alertá-la de que está em zona de conforto e desejo que assim continue.
    Se estiver perto de alguém que acenda um cigarro, disfarce, saia de perto, peça licença e vá ao banheiro, respire fundo, tome um copo de água. O cigarro acaba em alguns minutos e sua ansiedade também.
    Se não tem cristais de gengibre por aí, leve sempre uns cravos da Índia e, quando a pessoa acender o cigarro, ponha um na boca.
    Se puder, evite o café e o vinho nos primeiros meses (difícil, mas viável).
    A afirmação de que o cigarro nos deixa mais ansiosos é verdadeira. Quem diz que precisa fumar para sentir-se relaxado ou mais calmo, não percebe que fuma para aliviar os sintomas perturbadores da abstinência que o próprio cigarro cria.
    Ao fumar, o fumante não está se deleitando em prazer que o cigarro proporciona; está sentindo alívio para a crise que o cigarro provocou. E acaba confundindo esse alívio com prazer.
    Fumávamos porque ao desfazermo-nos de algo que nos perturbava (os sintomas da abstinência), sentíamo-nos aliviados. Esse alívio é que nos dava prazer; não o cigarro.
    Tenha certeza de que logo você deixará de se importar com o cigarro e passará a sentir-se incomodada por ele.
    Beijos

6. Claudia oito dias siga em frente as vontades são estranhas as vezes nem lenbramos e qdo lenbramos a vontade reaparece forte mas o mais inportante é o que decidimos para a nossa vida não queremos mais queremos sim viver com qualidade de vida e poder escolher então vontade pode vir pois Não queremos mais fumar ,cigarro é uma grande droga se fosse bom seria muito fácil de largar parabens amiga continuiue sempre

7. Querida Ely, saudades de você por aqui.
    Parabéns pelos seus 82 DIAS!!!! E você ainda acha "pouquíssimo"???
    É uma vitória e tanto, amiga!!
    Mais ainda pelas dificuldades adicionais que você enfrenta, com seu marido não compreendendo suas necessidades e dificuldades. Com isso, te admiro muito mais, já é difícil vencer sem ninguém "remando contra", imagina com ele agindo assim?!

Parabéns mesmo, querida!!

Força, fé, muita luz.. e Deus sempre ampara os que estão lutando pelo e para o bem.

Muitos beijos!!!

8. Querida Lis, acho que vc descreveu muito bem o que sinto em relacao ao medo do encontro com o cigarro......mas vamos ter que enfrenta-lo brevemente...alias...hoje tive a festa da escola do dia da mae ( aqui em Portugal o dia da mae e no primeiro domingo de maio) la na escola passou por mim uma mae que cheirava muito a cigarro.....reconheci o cheiro , mas odieiiiii...isso me deixou contente...pode ser um sinal de que ultrapassarei com facilidade outros testes....apesar de tudo isso...tambem me sinto confusa as vezes...com falta de concentracao.....acho que sim...a adstinencia nos faz isso....tem momentos que parece que nao sabemos o que fazer,,,,,eu, por exemplo.., me pego andando de um lado para o outro na cozinha..rsrsrs....

Continue minha querida...se vc precisar que qualquer coisa estou aqui...

Querida Ely, que maravilha.....82 dias .....muito bom...Parabens.....estou louca para ter esses dias todos sem fumar....meu marido nao fuma...mas as vezes dificulta o processo em outro sentido......ele diz que entende o que estou passando, etc, mas acho que nem quem fuma entende...so quem esta parando de fumar que entende e porisso a importancia desse blog........sempre que surge algum momento de tensao, ou alguma situacao que a minha anciedade vai ao extremo , e ele sabe quais sao esses momentos, pois me conhece bem...nao facilita.....sei que temos que enfrentar as coisas....passar por elas e nao se deixar derrubar.....mas tem algumas coisas que me precisava que me ajudassem nestes primeiros dias.......e a verdade e que se tem alguem que tem que resolver os problemas e superar a falta do cigarro e ainda superar as advercidades que vao surgindo, somos nos.....ja nao espero que ninguem me ajude nesse processo, nao espero mais paciencia, nao espero compreencao, nao espero nada.....eu que decidi parar de fumar...alias, eu e que devidi comecar a fumar...ninguem tem culpa, entao ninguem tem obrigacao de me ajudar....tenho que enfrentar sozinha.....os medos....ansiedades...seja o que for.....
    Te admiro muito, viu? Porque se meu marido fumasse na minha frente.....do jeito que sou fraca , jamaisn conseguiria parar....
    Um beijo grande e se vc precisar de qualquer coisa....grita....rsrsrs

Querida Solange,

Eu nao disse que estava sendo facil.....nunca diria isso...porque nao e verdade.....disse sim que nunca pensei que conseguisse em tao pouco tempo lidar com a abstinencia........e talvez isso ate me preocupa,..porque me da confianca,,,.e pode ser perigoso...talvez o meu medo de sofrer fosse tanto que imaginei a coisa tao pessima e esperava uma " bomba atomica" e fez com que fosse ligeiramente melhor do que eu imaginava.....mas nunca facil....longe disso....desculpe se me expressei mal.
    Sei que terei que enfrentar os fumantes...alias.....pensei que a primeira pessoa que teria que ver fumando era a minha mae....ela so nao fumou pq nao quis....eu estava esperando e vou na casa dela sempre preparada para " dar de cara" com o cigarro....e jamais a obrigarei a parar ou a nao fumar na minha frente.....tem que partir dela.....como ex- fumante...sei como e horrivel alguem " buzinando" no nosso ouvido....se ela parar...tera que ser por ela...quem me dera que ela resolvesse...mas ela sempre diz que gosta de fumar e muda de assunto...corta logo....apesar do medo de perde-la, sei qye pouco posso fazer.
    Enfim...tudo e uma questao de pratica...toda primeira vez e dificil...em tudo....foi dificil deixar meus filhos na escola os primeiros dias...foi dificil a primeira vez que fiquei longe da minha mae.....foi dificil a primeira vez que viajei sozinha e sera dificil enfrentar o cigarro pela primieira vez.....mas com o passar do tempo isso passa a ser normal....nos acostumamos com tudo nessa vida....nisso nao sera diferente, mas nao impede que eu tenha medo e duvidas...da mesma forma que tive quando enfrentei todas as outras coisas pela primeira vez....vou enfrentar e vou conseguir....seja como for...nao quero fumar mais...

Beijinhos carinhosos....

9. Obrigada Clelen....pelas palavras de incentivo....vc tem toda razao.....viver bem, com qualidadae de vida...e aconteca o que acontecer..jamais voltar a fumar....

Beijinhos grandes

Ola Domit,

Parabens....muitos dias..meu Deus....que otimo vc poder contar tantos dias sem fumar, 295..... Chegarei la., nao vejo a hora.

Continue assim....

Beijinhos

10. Cláudia, minha amiga, não me peça desculpas. Você não se expressou mal; eu a entendi e também não quis dizer que a sua luta está fácil. Para todos há alguma ou muitas dificuldades.
    Diante dos obstáculos intensos que muitos enfrentam, você está encarando a abstinência com certa tranquilidade, pois está há 8 dias sem fumar e, como escreveu, "há momentos em que quase não se lembra do cigarro e consegue dizer não instantaneamente". Isto é uma felicidade.
    O mais comum é o ex-fumante ficar com o pensamento voltado para o cigarro durante 24 horas nos primeiros dias.
    Tanto quanto o nosso querido amigo Hugo, você deve ter pintado um monstro tão feio antes de dar início ao processo, que quando teve que enfrentá-lo percebeu que ele era menos feio do que a sua imaginação pintou.
    E é assim que também deverá acontecer com seus medos. É claro que pode senti-los e isto é uma forma de prevenir-se.
    Essa prevenção é sempre um bom começo, pois quando os fatos ocorrem, a realidade se torna mais amena.
    E eu desejo que cada novo passo seu lhe mostre que você é capaz.
    Beijos, querida.

11. Cláudia,

Também me pegava andando..só que em círculos, meus filhos ficaram até precupados..rsrsr. Mas, já parei com isso. Agora já ando normal..rs.

Queridíssima, espero que a sua trajetória seja iluminada e que você se sinta cada dia mais forte, feliz e em paz sem esse vício!!

Um grande beijo, fica com Deus!!!

12. Obrigada Lys e Solange.....acreditem que se não fosse o blog, já teria voltado.....vcs são de extrema importância para mim....obrigada mesmo....
    As vezes posso ser repetitiva nos meus comentários...mas isso é pq eu ando baralhada..rsrsrs...

Beijinhos fofos e cheirosos...

P.s - oba.....já tenho acentos no teclado

13. faça qqq coisa mas não fume eu pensava assim bjssssssssss

14. ola Claudia parabéns por mais um dia "LIMPA" e cheirosa.
    após estar 13 dias sem fumar dou por mim a olhar para fumadores e penso meu Deus isto é mm uma droga que horrivel sentir-se dependente e nd fazer.
    tenho momentos em q tb fico cm o cerebro congelado hihih e deixo de raciocinar correctamente ai sim é perigoso pq a fissura é terrivel mas a sorte é q descongela rapido e volto a pensar de forma correta ( é assim q me sinto) cheia de vontade de continuar e cheia de medo de n resistir mas penso sempre um dia de cada vez e cm a ajuda do champix td tem sido + facil pelo - n me sinto mt ansiosa alias eu tb me sinto - ausiosa agora do q qd fumava.
    bjinhos e força

15. Olá Sara,

Eu tentei tomar Champix, mas nao consegui...comecei a fica mal disposta.
    Ja me perdi, mas acho que tb estou a uns 12 dias sem fumar, e estou bem....também vejo pessoas a fumar e acho nojento....mas neste fim de semana estiveram aqui a minha mãe e a minha sogra e elas fumam....nao me encomodou....pq elas não fumaram do meu lado....o qu me encomodou mais até foi elas sairem as duaspara a varanda para fumar e eu ficar sozinha na cozinha...me senti abandonada e senti vontade de fumar só para nao ficar sozinha.....rsrsrsrsrs...
    Enfim..nao vou fumar mais...ponto
    Vc é de Lisboa??? Eu sou brasileira, mas moro na cidade de Peso da Régua, perto de Vila Real....
    beijinhos e vamos caminhando....um dia de cada vez....e cheirosinhas....rs

Participate and leave your reply »

Você deve fazer login para publicar.