Eu Vou parar de fumar » Bem Vindo no site Eu Vou Parar de Fumar

APRENDA A CONSTRUIR UM NOVO EU

(20 posts)
  1. Olá pessoal,
    é um prazer poder ingressar neste site e trocar experiências,sou ex fumante e deixei de fumar a 45 dias,fui escravo por 37 anos da nicotina,traçei uma batalha comigo mesmo e ainda estou no campo de batalha,vivendo um dia após o outro, consegui entender como funciona meu cérebro na abstinência,através de livros e também como funciona os nossos pensamentos e que tudo que foi gravado em nossa memória nada pode ser apagado, mas certamente reeditado é a técnica que ando seguindo para construir um novo EU,bom se alguém se interessar posso passar umas dicas muito importante…, Bom quero deixar claro que ainda estou em batalha diária e esta muito sofrido,mas acho que estou no caminho certo….

2. Horácio, seja bem-vindo!!
    Aqui estamos TODOS na mesma batalha, e tudo o que você puder expor, penso que será muito útil à todos, e com certeza, acrescentará muito.
    De minha parte, posso dizer que me interesso muito em saber sobre suas dicas.
    Um abraço.

3. Caro amigo, já estou sem fumar a quase 5 meses e a luta ainda é dolorosa.

Força !

4. Olá amigos Lisyang e Carlos Andre,

Obrigado pela recepção, quero falar um pouco de meu ex vicio, comecei a fumar com meus 12 anos por influência de minha irmã a qual flagrei fumando e iria contar ao meu pai,(certamente ela iria tomar uns bons cascudos),mas fui "trabalhado" por ela não sei como acabei iludido e prisioneiro de minhas emoções ha 37 anos,muitas tentativas em parar de fumar foram frustadas e isso acabou por me fortalecer cada vez mais em largar o cigarro.

Não vou citar aqui o que sinto fisicamente e nem psicologicamente,vocês estão cansados de saber o que sofre um psico dependente,os transtornos emocionais,as rejeições,os traumas,as perdas,as frustrações e os estímulos estressantes,se não trabalhados com inteligência pelo seu EU,são registrados como zonas de tensão na memória.

De acordo com a intensidade desses registros, uma barata pode se tornar um monstro,uma perda pode bloquear um ânimo de vida,um confronto com uma pessoa pode travar a inteligência quando se esta diante dela, as matrizes em nossa memória geram o cárcere da emoção,o cárcere do medo,da depressão,da ansiedade,do estresse,do ciume,da dependência psicológica das drogas que tem atingido milhões de pessoas. NUNCA O HOMEM FOI TÃO LIVRE POR FORA,ASSIM COMO NUNCA FOI TÃO PRISIONEIRO NO SECRETO DE SEU SER. (Augusto Cury- psicólogo)
    A partir destas palavras então comecei a me questionar porque preciso do cigarro? porque estou sentindo os terríveis sintomas de abstinência? foi quando comecei após ler muito sobre nossas emoções,tipos de raciocínio e entender apenas as sínteses de fenômenos que acontecem no nosso cérebro,posso dizer que me fortaleceu muito e se vocês quiserem saber mais sobre estes fenômenos de raciocínio poderei relatar no próximo post alguns deles,explicando mais profundamente as armadilhas que nosso cérebro prepara para nosso EU.(EU seria nossa consciência o único fenômeno consciente que não pode apagar em nossos cérebros qualquer tipo de raciocínio,seja ele bom ou ruim, mas este EU trabalhado pode reeditar nossos registros já arquivados em zonas de conflitos no caso a dependência de nicotina,nosso caso);Constantemente, sabendo controlar nossas emoções, conhecendo um pouco destes fenômenos, certamente vocês vão ficar com raiva de pensar no cigarro.um abraço Horácio

5. Horácio, todos começamos a fumar por influência de alguém, "amigos" de adolescência ou parentes próximos. É uma pena não termos sido fortes, quando novos, para dizer não.
    Ontem eu soube de uma passeata contra o tabagismo, que está sendo realizada hoje, em São Carlos, por um grupo intitulado Desbravadores, composto por participantes entre 10 e 15 anos de idade. Isto é uma feliz demonstração de consciência das crianças e adolescentes atuais. Na nossa época, éramos influenciados pela propaganda e pelo glamour que a indústria tabagista nos impunha.
    Venha sempre expor a sua experiência. Estamos todos aqui, para ajudarmos uns aos outros com o que aprendemos sobre esse processo de abandono do cigarro.
    Desejo-lhe boa sorte e conte, também, com o meu apoio.
    Abraço.

6. e a dica que deixo aqui é comprem o livro de Augusto Cury, (20,00) em qualquer livraria e ou lojas americanas o titulo é SUPERANDO O CÁRCERE DA EMOÇÃO neste livro vocês vão entender como funciona os desejos,nossa abstinência e as armadilhas que nosso cérebro apronta pata querer mais uma dose de nicotina....depois de ler este livro compre um com o titulo de A FASCINANTE CONSTRUÇÃO DO EU do mesmo autor, este vai ensinar como devemos pensar e todos os tipos de raciocínio que temos, vcs vão adorar.

7. Horácio, não desmerecendo as obras indicadas por você, mas também sou autora de um livro, no qual relato minha experiência de 37 anos como fumante, minhas tentativas fracassadas em abandonar o tabagismo e minha conquista de mais de 3 anos como ex-fumante, desde Janeiro de 2009 até agora.
    Nele descrevo a minha batalha emocional, psicológica e física e tento passar para todos os amigos daqui e de onde quer que seja, as armadilhas do vício, as dificuldades naturais que todos enfrentamos e as possibilidades de vencer que, por mais distantes que possam nos parecer, estão ao nosso alcance.
    Se tiver interesse, leia: ABANDONE O CIGARRO - ADOTE A VIDA.
    http://clubedeautores.com.br/book/127303--Abandone_O_Cigarro__Adote_A_Vida
    Visite a página no Facebook e deixe seu recado. Ficarei muito feliz em saber que você passou por lá:
    http://www.facebook.com/Abandoneocigarro

8. Horácio, temas muito interessantes abordados nos livros indicados por você. Obrigada!
    Aproveito para tomar a liberdade de repetir o que eu disse em outro post de uma amiga que nos pediu uma sugestão de material motivacional.
    Eu li o livro: Abandone O Cigarro - Adote A Vida, por Solange Simão e posso garantir o grande efeito positivo que a experiência narrada por ela me proporcionou. Acredito que uma obra assim tenha somente o melhor lado do conhecimento a nos acrescentar, pois, além de toda a qualidade incontestável, trata-se de uma história real.
    Um abraço.

-Transcrevo abaixo:

Nany,
    Se você está procurando material motivacional para esse fim, não conheço nada mais motivador e rico do que o livro de nossa grande amiga de luta aqui do blog, Solange Simão. Ela conta a própria história de luta contra o tabagismo, e no momento, esse livro tem sido uma grande ferramenta para a minha própria luta (e de muitos outros). É o meu "livro de cabeceira", pois nada mais motivador do que nos espelharmos em alguém com tamanha experiência e capacidade de comunicação. Acredito que seja muito interessante para o seu evento, visto que Solange Simão usa uma linguagem limpa, clara e extremamente fácil, não ignorando a forma culta da nossa linguagem e com um conteúdo de grande relevância para o que se propõe.

9. Que bom encontrar vocês,já vou comprar o livro.
    eh realmente trilhei o mesmo caminho que a Solange e muitos outros amigos,37 anos prisioneiros de nicotina não é fácil,por muitas vezes achei que meu organismo não mais se adaptaria a uma vida saudável,pois não tenho recordações de minha vida antes do cigarro, aliás até tenho mas muito poucas,mas nestes últimos 50 dias de abstinência que estou não consegui apenas um dia deixar de pensar no cigarro, ele passa em minha mente me sufocando,mesmo decidido em não fumar mais,portanto estou muito cauteloso e não declaro vitória enquanto não esquecê-lo definitivamente, alguém pode me dizer até quando sentirei desejos fortes ainda? já cheguei a ler que tem gente com vontades a mais de dez anos;Não consigo entender estes tipos de declarações,procuro uma resposta séria do tipo;Olha o desejo é muito forte até digamos tantos meses..,minha ansiedade me castiga demais achando que sentirei desejos por muitos anos..,desculpem minha fraqueza mas estou no prézinho da escolinha viver saudável.
    Obrigado Lisyang,Solange,Carlos André.

10. Bom dia, Horácio!
    Compre o livro sim, lá Solange (a nossa Fadinha, como a chamo carinhosamente por tanta dedicacação, amor e carinho incansável por esse blog, e consequentemente, por nós todos, e por tanta sabedoria), aborda temas que esclarem bem essas suas aflições de hoje. Inclusive tem um tópico específico que talvez, lhe dê mais conforto: "Tudo passa. A vontade de fumar também".
    Não se considere fraco por se sentir ansioso e sufocado, você é muito forte por estar tentando com todas as suas forças se livrar desse maldito vício. E, todos nós nos sentimos assim também.
    Muita força, saúde e sucesso para você e sua luta!
    Abraços.
    Lis.

11. Horácio, todos estamos aprendendo, todos os dias.
    Persistindo neste caminho que escolhemos trilhar agora, sem cigarro, a sua mente, em breve, não conseguirá mais imaginá-lo fumando.
    Esse novo ser que desperta em nós acaba se reintegrando à nossa rotina e à nossa personalidade. Ele nunca esteve ausente, pois é a nossa essência (não somos viciados por natureza). Apenas o ocultamos por esses longos anos, mas a raíz está ali, de um "eu" independente, criado para ser feliz e se satisfazer com os elementos essenciais à vida, como alimentação, água, necessidades biológicas, relacionamento social e íntimo, família, trabalho, amigos. O cigarro nunca fez parte do que é fundamental para sobrevivermos.
    Precisamos nos alimentar, tomar água, trabalhar, tomar banho, nos relacionarmos, nos vestirmos. E fumar??? Precisamos?
    Não há uma resposta precisa para "até quando terei essa vontade?", pois somos todos diferentes e temos reações das mais diversas.
    Se você ouve alguém dizer que sente vontade, ainda após 10 anos sem fumar, acredito que seja uma vontade passageira, nada mais do que uma lembrança, que não chega a incomodar, nem necessita de que a guarda esteja a postos para defender o pobre dependente saudoso de uma tragada (rs).
    Posso falar por mim, que estou há 3 anos e quatro meses sem fumar, e por outros ex-fumantes com quem convivo, já há mais tempo do que eu na abstinência. Dependendo das circunstâncias, às vezes, o cigarro vem à mente: ou num momento de extremo contentamento ou de intenso stress. Mas é uma lembrança apenas, mais ou menos como: "se eu fumasse, agora fumaria". Parece cômico, mas é algo bem consciente. Tenho, em situações assim, o pensamento: "como seria dar uma tragada agora?" ou "nossa! há quanto tempo não me vejo aspirando e soltando a fumaça!"
    Às vezes, a vontade é de relembrar o "ato" apenas, mas não de fumar propriamente. Não sei se consigo ser clara.
    Sabe aquela sensação que temos no inverno, quando estamos muito agasalhados, de saudade de usar uma camiseta regata, um short, uma bermuda, dar um mergulho, dormir sem cobertor, com o ventilador ligado? Pois é. É isto. Apenas uma lembrança. Nada que torture como as crises de abstinência do início.
    Amigo, se quiser, pratique esses exercícios respiratórios do link. O pessoal do sexo masculino aqui no blog é meio preguiçoso para isto (rsrs). Espero que você não seja e ... respire fundo.
    http://www.euvouparardefumar.com/forum/topic/exercicios-respiratorios-para-os-momentos-de-fissura
    Ah! Se quiser, leia também esse tópico:
    http://www.euvouparardefumar.com/forum/topic/a-vontade-nao-e-eterna-acreditem
    Se precisar e eu puder ajudar, estou aqui. Se eu precisar, também chamo.

Lis, já estou sem graça com esses elogios, minha querida.
    Num comentário, eu concordo em parte: acabo me apegando às pessoas aqui, me preocupando com cada um, justamente porque também recebo esse carinho de todos.
    E você é mestra em massagear meu ego todos os dias.

Beijos, amores.

12. Vou dar meu testemunho então, completo hoje 07 meses longe do cigarro e obviamente ainda penso nele, mas não aquela angustia inicial dos primeiros três meses.
    Semana passada passei por uma prova de fogo, eu trabalho com vendas e viajo muito e tive de viajar com outro vendedor que fuma muito e ele não parava de fumar um minuto inclusive dentro do carro (dele) e o cigarro era o mesmo que eu fumava, pois bem, hora nenhuma tive vontade muito pelo contrário a fumaça chegava a me incomodar, fico pensando se isso acontecesse no início, não que eu iria fumar mas que iria sofrer e muito iria viu.
    Fique firme ai amigo, que de certa forma pelo tanto de anos que fumamos o sofrimento de certa forma não é tão grande , me recordo das palavras do Dr. Drauzio Varella, esse sofrimento perto do que podemos sofrer por uma doença causada por ele parece brincadeira de criança.

13. Obrigado pelas palavras minhas amigas,bom preciso chegar logo ao primeiro ano de abstinência rsrsrs se alguém assistiu aquele filme "click" o do controle remoto que o ator principal adiantava as coisas ruins que acontecia na vida dele, se eu tivesse esse mesmo controle remoto acho que usaria.
    Estou na fase que incomoda ainda o danado do vicio,mas vou atravessar isso,uma coisa que também me preocupa são as balas de nicotina que ainda uso,os adesivos usei por 5 semanas e agora não mais,espero me livrar dessas balas o quanto antes.
    Estou programando uma caminhada de 350 km a pé por vales,montanhas,fazendas,acho que isso vai me ajudar muito,vou sair de Águas da Prata até Aparecida a pé, já sinto a necessidade de fazer uma reflexão de minha vida,portanto exijo mudanças em mim e minha mente,acabei de formar um filho de apenas 20 anos de idade como piloto de linha aérea,vou ter passagens aéreas de graça para qualquer lugar deste pais,em suma "QUERO VIVER",um grande beijo (respeitoso) a minhas amigas e amigos deste site.

14. Horácio,
    Assisti esse filme, seria maravilhoso se tivéssemos esse controle remoto, acho que eu o usaria em várias situações..rsrsr.
    Parabéns pelo seu filho, tão jovem ainda e já tão bem encaminhado, você, com certeza, deve ser um pai excelente!
    Acho que é uma bênção você poder fazer essa caminhada. É uma grande oportunidade para você refletir e solidificar ainda mais suas forças, direcionando todas as energias que você receberá no caminho, para as lutas que ainda poderão surgir.
    Voltará revigorado, com certeza!!
    Não deixe de nos avisar quando você for, ok?!

Beijos,

Lis.

15. Horácio, na ida e na volta, não se esqueça de nós.
    Estamos aqui, torcendo por você, todos no mesmo objetivo.

O melhor da vida é sem o controle remoto, mesmo. De repente, acaba a pilha e ficamos sem rumo. O nosso próprio controle é mais lento, mais sofrido, mas também pode ser eficaz.

Acabei de escrever para uma amiga, que me falava sobre as vontades repentinas que surgem: "dê um ”clique” na situação. Tenha um repente mais forte ainda do que aquele que ele (o cigarro) tenta lhe pregar. Levante, lave o rosto, respire fundo e diga: ”eu sou mais forte”.

Boa sorte, amigo. Conte conosco sempre (na ida e na volta).

Participate and leave your reply »

Você deve fazer login para publicar.