Eu Vou parar de fumar » Bem Vindo no site Eu Vou Parar de Fumar

Efeitos colaterais da abstinência da nicotina

(6 posts)
  1. Apos sofre qse 2 semanas com aftas, to com a garganta um pouco inflamada e resolvi pesquisar e achei essa matéria da BBC sobre efeitos colaterais de parar de fumar, conhecimento é importante e algum de vcs pode ta passando por isso tb.

    Fiquem com Deus

    Quem pára de fumar corre mais riscos de desenvolver resfriados, dor de garganta, feridas e aftas na boca até seis semanas de abstinência.

    É o que mostrou um estudo com 174 pessoas que pararam de fumar, publicado nesta terça-feira na Revista Médica Britânica de Controle do Tabaco.

    Os autores da pesquisa acreditam que o aparecimento de aftas está relacionado à perda do efeito antibacteriano do fumo, que mata bactérias boas (que defendem o organismo de doenças), mas também nocivas.

    Já a maior propensão a refriados viria de uma redução da atividade do sistema imunológico, que também estaria relacionada ao fumo.

    Parar é importante

    Os médicos da Escola de Medicina de St George, responsáveis pelo estudo, garantem que os problemas são reversíveis, e que não devem desencorajar as pessoas a parar de fumar.

    "É importante a pessoa estar psicologicamente preparada para os efeitos da abstinência ao fumo, que podem dar a ela menos vontade de continuar sem fumar", frisou Michael Ussher, um dos autores da pesquisa.

    Os participantes do estudo foram acompanhados depois de uma, duas e seis semanas sem fumar.

    Depois de uma semana de abstinência, pelo menos um terço das pessoas estava resfriado, com dor de garganta, tossindo e espirrando.

    Úlceras apareceram na mesma quantidade de pessoas na primeira quinzena sem tabaco.

    "Tratam-se de efeitos colaterais inesperados da abstinência. É preciso alertar as pessoas", disse o especialista

  2. @ Celo, legal compartilhar isto, meu querido! Acredito que a metéria o tenha deixado mais tranquilo. Mas, se esses sintomas persistirem por muito tempo, procure um médico. Pode haver algo para aliviá-los.
    Muitos beijos e boa semana prá você.
    Fique com Deus.

  3. Celo,boa matéria e bem lembrado, eu por ex nos primeiros 3 dias sem fumar, tive aftas que me incomodaram muito mesmo, também ficava espirrando várias vezes ao dia,não cheguei a gripar mas fiquei muitos dias com o nariz entupido como se fosse uma alergia, mas isso não me fez desistir pois eu sabia que eram efeitos colaterais,vale a pena passar por eles, sabemos que são passageiros, e vamos ganhar muito em saúde quando isso passar, hj a noite completo meus 22 dias sem tabaco, e já não sinto mais nada de efeito colateral,Celo obrigada por esse esclarecimento, tem gente que se desespera quando começa a ter esses efeitos, é bom que todos saibam que passam rápido! Bjos a todos!

  4. Muito bacana o artigo, tenho uma amiga que me falou que quando ela parou, vivia gripando.
    Não tive problemas com aftas mas a ansiedade me fazia morder a parte interna da boca, que acabavam por virar "afta". Tenho tido é pigarro, pouco mas constante durante o dia e quando não tenho como me "livrar" dele acabo ficando com o nariz entupido.

  5. Celo valeu por este post eu não tive nada graças a Deus mais li a respeito disso e é normal para quem esta deixando o tabaco.
    Elias o pigarro é normal isso é seu pulmão se livrando das impurezas que o tabaco deixou nele. Força e saúde a todos.

  6. @Celo muito bom ter tocado nesse assunto...
    eu mesma quando parei peguei um resfriado
    que durou quase uma semana.

    @Elias,eu já tentei parar de fumar várias
    vezes e em todas as vezes quando eu tava
    mais ou menos com 15 dias,eu começava a morder
    a lateral de minha língua,e as bochechas inclusive estou tendo
    isso de novo,um médico disse que era estresse
    e mandou eu procurar um psicólogo,só que eu não fui
    e agora eu tô sentindo que tô pior,e você melhorou?
    você tomou alguma medicação ?

Participate and leave your reply

Você deve fazer login para publicar.