Eu Vou parar de fumar » Bem Vindo no site Eu Vou Parar de Fumar

Maldita indústria do fumo

(20 posts)
  1. Essa droga é maldita, é uma das mais, se é que não é a mais difícil de se largar o vício.

Uma das coisas que sinto, após quase 5 meses sem o cigarro, é que tudo o que antes eu fazia fumando, perderam um pouco da graça, ou seja, o tesão não é mais o mesmo.

Tudo pela ausência do maldito cigarro. Para piorar, isso engloba quase tudo o que eu fazia, principalmente em se tratando de diversão como jogar vídeo game, curtir a internet, blogs e fóruns de discussão dentre outros, curtir um churrasco, um jogo de futebol, um bom filme, videoclipes, uma cerveja com os amigos etc... etc... A lista é longa, mais fácil seria listar as coisas em que o cigarro não se encaixava.

Pergunto: até quando isso? Será que em algum determinado momento as coisas que curtia antes com intensidade voltarão a serem curtidas sem os malditos?

O que quero dizer com isso é que a "vontade, fissura" não existe mais para mim, foi-se embora como uma das várias etapas que passamos quando paramos de fumar, mas após isso, percebo que o mundo deixou de ser mais colorido, ou seja, tudo que antes fazia acompanhado de cigarros e que curtia, ficaram meio que sem graça. Será que isso tem hora para mudar ou é melhor acostumar-se assim do jeito que está?

E com vocês foi assim? Sentem isso?

Abraços.

2. Olá Inacio!Comigo já aconteceu sim. Certa vez que parei, deu esse vazio!Dizem ser o ''luto'' pelo cigarro. Mas com o passar do tempo , a gente encontra a alegria de novo!Mas como tudo na vida passa, isso tambem vai passar!
    Abraços

3. Eu me pergunto todos os dias se isso vai passar. Acostumar-se a viver assim parece impossível. O que me move é a esperança de que vai passar, conforme várias pessoas disseram. Fumar novamente nos joga na fase inicial - tudo, menos isso! Continuar assim, também não dá. O jeito é ir levando e aguardando que os dias se tornem melhores. Muitos falaram: depois de seis meses, vc mal lembra que isso existe. Certo. Mas como explicar os que voltaram a fumar depois de anos de abstinência? Excesso de autoconfiança? Momentâneo descontrole? Um impulso que não foi bem refletido. Não sei. E por não saber, procuro me manter o mais atento possível. Mas tudo o que vc falou, Inacio, bate certinho comigo, principalmente a Internet. Quando eu ia para a frente do computador, já levava meus apetrechos de fumantes: cigarro, isqueiro, cinzeiro e a inevitável xícara de café. Parecia o céu! Agora é completamente diferente, e é claro que sinto falta (como todos nós), mas temos que ter a esperança de que isso é momentâneo e que também faz parte do processo.

4. Essa eu também vou aguardar os mais experientes, nunca cheguei aos 5 meses sem fumar, mas sinto agora a mesma coisa, fissura não tem mais, mas dá impressão que tudo que antes era associado ao cigarro não atinge mais 100% do tesão. Até o sexo parece não ter a mesma graça, onde eu queimava um antes e um depois (e se bobear um durante).

Minha razão diz que tudo isso é ilusão, que 30 anos de ilusão não se dissipam em 3 meses, sei lá, é no que eu tento acreditar.

5. Pessoal... eu já fiquei sem fumar por 8 meses e a vida volta ao normal. Sei que parece que nada dá prazer, que tudo perdeu a graça! A gente pensa que não vai se sentir feliz nunca mais...mas isso é a dependencia psicologica do cigarro.Quanto ao computador , fazia a mesma coisa...nada melhor do que um cigarrinho enquanto navega na net. Tentem levar amendoins , bolachas,essas bobeiras ...
    Acreditem que isso passa.Não precisamos do ciagarro para nos sentirmos completos e muito menos felizes.
    Como disse , tem uma frase que diz...
    ''PARAR DE FUMAR É A MAIOR PROVA DE AMOR , QUE PODE DAR A SI MESMO.
    Vamos juntos nessa luta!

Ps: Cada vez que paramos de fumar , sentimos falta de algo, nunca é igual.

Força e persistência para todos nós.

6. Obrigado, Márcia. Mas mesmo assim, vou te fazer uma pergunta: (não é absolutamente um julgamento, quero apenas entender, até pq quero compreender meu próprio caminho). Vc disse que ficou oito meses sem fumar e que a vida tinha voltado ao normal (entendo com isso "sem necessidade de fumar"). No entanto, vc voltou a fumar! É isso o que quero entender. Houve um momento em que vc sentiu necessidade do cigarro, certo? O que foi que levou vc de volta ao cigarro após oito meses de abstinência, basicamente é isso que quero entender, justamente pq temo que aconteça comigo.

7. Jorge, quando cheguei no 6º mês de abstinência eu também não tinha mais fissuras mas também comecei a achar que as coisas estavam menos coloridas ou até cinzentas, procurei um médico e fui encaminhado para um psiquiatra pois fui diagnosticado como estando em depressão, depressão que segundo o médico é normal quando paramos de fumar, no entanto eu não me dou nada bem com remédios psiquiatricos, por exemplo o BUP foi um desastre na minha tentativa de parar com o cigarro, pois bem o artifício que utilizei com a aprovação total do médico foi começar a andar de bicicleta, já venho praticando o ciclismo faz uns 8 meses e a vida voltou a ser colorida, se vc. não gostar de andar de bike qualquer exercício que vc. fizer vai resolver seu problema.

abraço

Carlos

8. Carlos (ewerton), adoro byke ! Tenho uma GTS M1 e moro ao lado do parque ecológico do Tietê. Faz um tempo que não vou até lá, mas já ralei muito naquele parque, realmente é algo muito bom a se fazer, mas não é a solução porque eu só posso ir de finais de semana e mesmo assim em determinados horários, ajudo muito aqui em casa porque eu e minha esposa trabalhamos (o que de certa forma também ajuda a distrair). Quanto a tomar remédio, sem chance nenhuma, detesto a ideia de tomar anti-depressivos ou qualquer outro, mesmo quando tive duas depressões profundas ainda jovem, só tomei o extritamente necessário. Tomo sim a minha cervejinha, ela ajuda e muito, mesmo não sendo um hábito recomendável, pelo menos fico só nela.

Renato (biscuit), é isso mesmo, até o sexo mudou, eu fumava antes e depois e esse era muito "saborável", até nisso influenciou, bem lembrado.

Sydney, tenho as mesmas percepções que você, e também os mesmos receios, acho que na verdade todos nós temos os mesmos sintomas do "após fissuras".

Márcia, obrigado pela ajuda, mas faço a mesma pergunta que o Sydney fez, se passou por essa fase, por quê voltou?

Bom pessoal, acho que temos uma situação interessante e bastante comum a todos:

Após passar a pior parte, que são as síndromes de abstinência; insônias; fissuras e por fim as vontades esporádicas de fumar, nos vemos nessa situação: As coisas que fazíamos antes sempre acompanhadas do maldito cigarro parecem agora sem graça, não que venha aquela vontade de fumar, não, mas elas apenas ficaram sem graça ou pelo menos muito menos interessante do que antes.
    Espero que isso se resolva com o tempo.

Eu, independentemente disso, não pretendo em hipótese alguma voltar a fumar, desta vez está sendo muito diferente de quando parei a primeira vez há 25 anos atrás, e, voltei justamente com esse tempo que tenho parado agora, 5 meses (aproximadamente). Agora é diferente, carrego comigo o peso da idade que é mais que o dobro daquela época (lá com 21 anos, agora com 46), muita coisa mudou, os reflexos de tantos anos de fumo é muito maior e por isso desta vez minha determinação está muito mais fortalecida, acho que por isso estou superando estas etapas de forma mais tranquila (mais ou menos né?).

Acho e tenho certeza que foi por isso que o Dr. Marat (que lida somente com tabagistas com tratamento de auriculoterapia no Instituto Marat) disse bem assim "fazer vocês pararem de fumar eu faço, o problema é fazer com que vocês não voltem ....", depois de fazer algumas perguntas sobre nossas atividades e o que gostamos de fazer ele disse "vocês precisam arrumar coisas diferentes para fazer, tipo, façam dança de salão, curso de culinária, mas que sejam diferentes daquilo que vocês fazem..."

Gente, tá aí a explicação, e ele tem razão. O cara trabalha com isso há uns 40 anos, ele tem a explicação, ele sabe que a maioria dos que voltam a fumar (depois de passar pela pior fase que é a inicial) é por conta dessa desilusão que sentimos por causa de nos tornar-mos viúvos da melhor viúva possível, aquela que sempre estava ao nosso lado, sem reclamar e usávamos e abusávamos a qualquer hora. Agora não a temos mais.

Enfim, passamos pela pior parte, agora estamos de luto como disse a Márcia, espero que acbabe logo.

Já passei pela fase da abstinência inicial;
    pela fase das fissuras;
    pela fase dos ticks momentâneos de lembrar do cigarro em tudo que ia fazer;
    das fissuras inexperadas depois de achar que já tinham acabado;
    das vontades cada vez que surgia uma situação nova;
    dos malditos sonhos de que estava fumando adoidado e da sensação de impotência e fracasso por conta disso;
    e, se não me esqueci de nenhuma outra (devo ter esquecido), essa agora de tudo parecer sem graça (que já vinha acontecendo há algum bom tempo)....

Maldita Indústria do cigarro....

Sucesso a todos, conseguiremos !

9. De acordo com o que venho lendo por aqui, a dependência psicológica também chega forte...

Mas fazer o que? é só esperar pra ver... estou apenas começando!!!Desejo para quem está nessa fase que não DESISTA...PERSISTA...

Beijo!

Maria

10. Olá pessoal! Eu tive bronquectasias, sangramento no pulmão. Se continuasse a fumar o medico não faria a cirurgia.Retirada de um terço. Parei de fumar com apenas 15 dias de Bup.Parei de fumar em abril e voltei em dezembro.
    Já era uma alegria muito grande ter resistido a cirurgia. A vida voltou ao normal. Mas no meu caso eu pensei assim...''Na hora mais dificil na minha vida , não pude contar com o meu ''amigo''. Por causa dele estava naquela situação.Eu vi que poderia viver sem ele, muito bem.
    Acontece que chegou o fim de ano e o meu namorado fumava...Ah...um dia dei uma tragadinha. Dai já era.
    Minha medica diz que o fumante para de fumar mesmo na sexta tentativa. Que isso é uma estatistica mundial. Dizem que depois que paramos de fumar, temos que respeitar o cigarro.Não substima-lo.Eu achei que ja tinha o controle, pura ilusão.
    Eu já perdi muita coisa na vida, meus pais , meu irmão, uma irmã , minha avó que me criou. E sobrevivi a tudo isso , não deixei de tocar minha vida e ser feliz mesmo assim. Porque haveria de abater por causa de uma fumaça. Estou no sexto dia....nossaaaaaaaaaa....ta danado se segurar, mas vou em frente.
    Como tudo na vida tem que seguir.Bora pessoal para a luta, não é facil , mas a gente consegue.
    Vontade de fumar? Algumas pessoas tem sim, outras tomam horror ao cigarro.
    Desejo força de vontade a todos nós. Não basta QUERER..''TEM QUE QUERER MESMO''
    Abraço a todos

11. Obrigado pela resposta, Márcia. Não posso concordar com a história da "sexta tentativa". Penso que isso varia de pessoa para pessoa. Se fôssemos levar essa estatística ao pé da letra, então eu voltaria a fumar mais três vezes? Não tem sentido.
    Foi tocante seu depoimento e nos mostra o perigo que consiste na desatenção, na autoconfiança excessiva e na substimação do poder dessa substância. Tenho certeza que nos manteremos alerta. Tô no dia 51. Fumar nem me passou pela cabeça! O retorno do trabalho e os finais de semana continuam sendo um problema para mim. Outra preocupação é: e quando o Champix terminar? O que farei? Sinceramente, não sei.

12. @jinacio, teu depoimento remete a reflexão mesmo. Onde isso vai parar, onde chegaremos, devemos fazer coisas diferentes? abandonar os adorados churrascos? Pode ser meu caro, pode ser. To aqui pensando muito sobre isso.

Talvez parar de fumar seja algo muito mais complexo do que estamos acreditando, talvez envolva muito mais coisas, sei lá. Estou contigo nessa de que voltar a fumar está fora de cogitação, resolvi que quero viver esta outra "metade" da vida sem fumar, só não calculei quantas coisa vou ter que abrir mão. Mas eu te juro. Se tiver que mudar tudo, estou disposto!

Márcia está nos dando um depoimento importante. Revisitando a história do "trago" que deveria ser inofensivo mas não foi. É isso gente, não podemos dar tragos, não devemos esquecer isso. Obrigado Márcia!

Sydney, também não quero acreditar na sexta tentativa. Mas eu acho um gênio o cara que consegue parar na primeira tentativa, eu nunca conseguiria, na minha primeira vez, depois de um mes eu dei uma baforadas tranquilamente, já me achava liberto e acreditava mesmo que poderia fumar quando quisesse, doce engano.

Esse papo aqui foi muito bom, levantou coisas importantes que eu ainda não tinha dado conta. Desconstruir um fumante não é fácil!

Mas nós encontraremos um jeito, tenho certeza. Bom fim de semana pra todos!

13. Talvez a médica se refira a sexta vez para parar porque a pessoa já teria evoluido todas as etapas e se precavido quanto a elas.

Eu não quero nem pensar nessa hipótese, minha determinação e meus motivos, desta vez, são mais do que suficientes para me fazer superar todas as fases que vier, inclusive esta agora das coisas se tornarem mais sem graça.

Não subestimo o cigarro jamais, porque como disse no início, essa droga é maldita uma das piores se não for a pior para se largar (Dráuzio Varella mesmo disse).

Continuo a bater na tecla de que quando paramos temos de ter motivos suficientes para não querer retornar e, nos momentos que nos sentirmos fragilizados diante dessa droga, arrumar mais e mais motivos que existem aos montes.

O tópico vale como alerta para quem está começando a parar agora, serve de alerta para que se prepare mais do que imaginava, arrume seus motivos cada vez mais e siga na luta sempre.

Deixar de alertar as pessoas para situações como essas, é a mesma coisa que mandar alguém para a guerra sem armas, é derrota na certa, portanto, pelo menos aqui estamos adiantando algumas coisas que acontecerão lá na frente, tenha ou não diferenças de intensidade elas ocorrerão (salvo, acredito eu, quem para de fumar com pouco tempo de uso, daí pode ser que seja diferente).

14. Verdade! Hoje mesmo uma conhecida me disse que o marido não tinha conseguido parar nem com o Champix. Arregalei os olhos. Foi o primeiro caso que tive conhecimento. Eu queria me aprofundar na conversa, mas estávamos no estacionamento da universidade, e eu estava com um pouco de pressa. Temos que reunir motivos, como disse o Inácio. Temos que ter claro na nossa cabeça pq paramos de fumar. E temos que nos preparar o melhor possível e nos planejar para tudo isso, inclusive pra essa depressão esquisita. Eu hoje de novo tive a sensação que iria comprar cigarros quando fui ao mercado comprar comida. "Mais um fim de semana daquele jeito?", pensei com meus botões. Ora, vamos fumar, vamos acabar com essa palhaçada... mas mais uma vez, resisti. E se amanhã ou depois eu não resistir?Eu ando uma pilha, meus nervos estão estraçalhados. Comprei balas de menta pq não aguento mais o gosto do halls. O final de semana é uma tortura para mim! Mas continuo na esperança, na discreta esperança de que isso vai acabar.

15. Boa noite pessoal!Adivinhem o que mais queria nesse momento?rsrs
    Sydney, parabéns pelos seus 51 dias. Hum...que inveja...inveja branca, viu? rs. Tambem estou no Halls , bala de hortelã, goma de mascar. Dizem que cenoura tambem é bom.
    Estou igual voce. Para não cair em tentação , nem fui comprar a ração do meu cachorro. Amanhã vai ter show do Rappa e eu não vou!!!Sei que não estou pronta para ficar perto do cigarro.Hoje a vontade bateu forte, mas resisti lindamente...adoro quando consigo me controlar...E falo pra mim mesmo...a vontade vai passar.Sossega mulher....e passa mesmo.
    Quanto a sexta vez...acho que deve ter alguma coisa a ver.
    Jinacio ,os medicos dizem que são as recaidas , são 5 recaidas,etapas como vc disse, na sexta acaba.Interessante
    Sydney...outro erro grave que cometi, foi não tomar o Bup, deixar de fazer a manutenção.São 8 meses , o champix não sei, mas com certeza tem que tomar por um tempo.
    Vamos indo , que a gente consegue.
    Biscuit, voce falou algo muito bem'' Descontruir um fumante" ..pura verdade . Passamos a vida fumando e parar não é fácil. Temos que nos reinventar. Mas se tiver que ser assim, que seja.
    Bom final de semana a todos e muita força!!!

Participate and leave your reply »

Você deve fazer login para publicar.