Eu Vou parar de fumar » Diario do Leitor

Opa! Parando também!!!!

(4 posts)
  1. Olá pessoal!

Desculpem-me pelo tópico grande... mas... ;))

Bom,

me chamo Gabriel, 26 anos (27 agora dia 28 de Janeiro)

comecei a fumar "por brincadeira" aos 14 anos de idade (meio cedo hein?)

aos 22 parei e voltei a fumar com 24 (sim, 2 anos sem cigarro)

Apesar do vício, nunca cheguei a fumar mais que 10 cigarros em um dia comum (sem beber, sem estar na farra). Minha média de cigarros era de 5 por dia. Nunca acordei e parti para um cigarro. Acreditava que não era viciado.

Minha vontade física de fumar era pequena, inclusive hoje. Nunca sentia uma fissura incrível por cigarro. Estou em meu segundo dia sem cigarros e estou tranquilo. Nenhum sintoma físico ou coisa parecida. Apenas uma leve sensação de perda de algo "importante".

Fiz do cigarro um ponto de apoio em minha vida. Um amigo para todas as horas, que sempre estava lá comigo no bons e nos maus momentos. Criei um vício psicológico, que vem criando muitas armadilhas para mim.

Comecei a fumar porque achava que era legal, cool. Como eu era um pouco tímido e fechado na época em que comecei a fumar, o cigarro me ajudou a ter uma "identidade" (achar que era descolado, mais velho etc etc), a me encaixar em um grupo.

O engraçado nisso tudo é que eu fumava mas praticava atividades físicas: frequentava academia, nadava, corria.

Confesso que sempre pensei em parar e vivia criando prazos, dias "D" e nunca conseguia os cumprir. Sempre havia uma desculpa, uma nova data, um motivo para não parar. Isso me deixava triste porque fui muito bem educado e conhecia todos os males do cigarro. Fumava com a consciência pesada... e não largava! O ciclo nunca se desfazia.

Aos 22 decidi parar. Elegi um dia e pronto. Parei por 2 anos sem nenhuma recaída, sem nenhum problema. Simplesmente abandonei os cigarros e não fazia questão de fumar. De vez em quando pensava que poderia fumar um e ficar tranquilo pois nao era viciado mas logo percebia a merda que iria fazer.

Aos 24 anos voltei a fumar. Motivo? Fraqueza do meu vício. ANtes falava que havia voltado por problemas da vida. Mas não. Fraquejei por minha falta de responsabilidade, pela minha própria fraqueza ao passar por problemas complicados, os quais minaram minha resistência psicológica. Assim, recorri aos meus "amigos" em uma festinha, buscando um falso prazer momentâneo. E o fiz sem nem pensar. Peguei um cigarro e acendi.

Os problemas foram superados, mas continuei a fumar. Fumava quando precisava de um momento só meu no trabalho ou em casa. Eram meus 10 minutos de introspecção, de calma. Era o momento de esquecer da vida, do trabalho, dos problemas e ter uns minutos comigo mesmo. Sentia paz, e logo em seguida uma tristeza por estar fumando, me matando. Meio contraditório isso.

Percebi, nesses últimos tempos, que não precisamos somente buscar apoio em coisas externas a nós mesmos para nos sentirmos bem. Ainda mais em coisas que nos fazem mal.

Assim decidi parar de fumar enquanto ainda estou saudável, forte, praticando esportes (acreditem: até pouco tempo fumava, malhava, pedalava e corria com frequência). Hoje, no segundo dia de "paro", descobri esse blog ( e comunidade) muito legal e aqui estou eu.

meu msn é gabao_oliveira@hotmail.com

quem quiser trocar idéias é só me adicionar

até mais!

2. Oi Gabriel,
    comecei da mesma forma e fazia atividades físicas fumando tb, mais parabens por ter conseguido pq eu ainda não consegui, apenas diminui o cigarro, mais está sendo mt dificil!!!

Abs

3. Eu também nunca me considerei um fumante "de peso". Sem beber ou ir a farras, dificilmente fumo mais de 10 cigarros por dia. Mas minha dependência do cigarro é enorme! Estou desesperado com isso! Decidi que quero parar de fumar, mas não consigo parar de pensar em cigarro - ele parece a resposta pra tudo. Sem o cigarro, tenho a sensação de que não vou conseguir aguentar os "trancos" da vida. Parece que tudo fica mais difícil de suportar. Agora mesmo, estou superestressado, com coisas pra resolver, mas não consigo me concentrar porque sinto como se tudo fosse difícil demais e nada pudesse suavizar um pouco as dificuldades que preciso enfrentar. O problema é que eu sei que se for até ali na esquina e comprar um cigarro, em 15 minutos vou estar me sentindo bem e confiante de novo. Como pode alguém precisar tanto assim de um artifício tão falso? Porque se eu fizer isso, sei que vou estar adiando novamente a decisão de parar de fumar. Desculpa, gente, mas eu precisava desabafar com qualquer pessoa minha ansiedade e insegurança. Abraços.

4. Alvarez:

o cigarro se tornou seu amigão.

Mas a questão é que nenhuma pessoa nesse mundo precisa buscar no exterior artifícios para melhorar o interior. Não sou religioso ou coisa parecida, mas acredito que cada pessoa já tem tudo o que precisa para se sentir bem e confiante dentro de si.

Antes de parar de fumar, pratiquei meditação e pesquisei um pouco sobre como potencializar nosso interior. De repente o cigarro, meu amigão de todas as horas, perdeu todo o sentido. Estou me sentindo tão bem comigo mesmo, que não preciso de cigarro para me "completar".

Pense nisso

Participate and leave your reply

Você deve fazer login para publicar.