Eu Vou parar de fumar » Diario do Leitor

Quanto tempo vai levar?

(17 posts)
  1. Oi pessoal!! Podem me chamar de Tati, entrei no blog na semana passada e posso dizer que fiquei muito triste nos dois malditos dias que ficamos fora do ar. Fiquei sem conseguir fazer login, então fiz um novo cadastro. Estou sem fumar há 12 dias. Daqui há pouco serão 288 horas sem cigarro. Mal consigo acreditar que consegui chegar até aqui. Confesso que uma das armas que estou utilizando diariamente pra me deixar mais forte contra essa droga, é ler tudo que vcs escrevem. E o apoio que conseguem dar. Demorei pra escrever, mas quero ser mais ativa a partir de hoje. Quero dizer, que podem contar com meu apoio também. Mas a pergunta que gostaria de lançar é referente o tempo... Todo mundo sabe de histórias de pessoas que estão há tantos meses ou anos sem fumar, mas ainda sentem muita vontade... então eu gostaria de saber na opinião de vcs, depois de quanto tempo podemos dizer: "Eu consegui, sou ex-fumante!". Pois vejo pessoas há dois, três meses ou mais dizendo que ainda estão na luta. Então, quando poderemos afirmar: EU VENCI!!
    Abraços a todos!!
    Tati

2. hahaha...

Olá, Tati, seja bem-vinda!

Estou rindo porque essa pergunta é típica de quem parou faz pouco tempo.

Liga não, isso acontece com todos nós. Veja bem, no começo eu também ficava incomodado quando via relatos de pessoas dizendo sobre vontade de fumar tempos e tempos depois de terem parado. Até que um dia me veio um insight: como eu poderia querer que um vício de tantos e tantos anos desaparecesse em poucos dias?! Era querer demais, né?!

Pois então, a partir daí eu relaxei e lhe digo que a coisa se tornou mais fácil. Como estimulo, posso lhe dizer que hoje, quase 8 meses depois de ter parado, a vontade é algo muito, muito esporádico, facilmente contornável. A lembrança sempre vai haver, não tem como, afinal foi algo que vivemos e algo que nos dava prazer, apesar dos pesares. Mas entre lembrar e querer há uma distância bem grande.

Portanto, relaxa e vai tocando as coisas, um dia de cada vez. Não pense a longo prazo, isso é uma dica que lhe dou, pense no dia de hoje. E ao invés de ficar sempre pensando e lamentando a falta do cigarro, reforce para si mesma as (muitas) vantagens de ter parado de fumar.

Boa sorte e conte conosco.

3. Oi,1º meus parabens por tomar a decisão de parar de fumar e 2º NÃO É FACIL FICAR SEM FUMAR.Nós fumantes temos uma doença e consciente disso,temos que nos manter longe do primeiro trago.A BOA NOTICIA É QUE: É POSSIVEL SIM,o primeiro mês parace que os dias não passam e agente tem a sensação que não vai conseguir,mas após esse periodo vem o alivio diario,todo dia que passa a vontade é um pouquinho menor de acender um cigarro.Essa cumplicidada aqui é muito importante,nos apoiamos e foi aqui que encontrei esse apoio,poder falar com pessoas que sentiam e sentem a mesma angustia que eu.Use todos os recursos,agua gelada,chiclete,trident,adesivo,remedio, mas não acenda o cigarro.
    Amiga eu fumava duas carteiras de cigarro por dia e não via a vida sem cigarro,gostava do danado que era uma coisa horrivel,hoje estou a quase 5 meses sem fumar e pasme,já consigo ficar dias sem pensar em cigarro e resisitindo dia após dia,sem esquecer que sou doente e vou passar o resto da vida sem poder acender um cigarro sob risco de voltar a ser uma fumante(só em pensar nisso me arrepio),essa foi minha maior motivação, odeio ser uma fumante quero ser EX PARA SEMPRE.Estamos aqui para apoiar a todos e fique firme.bjus

4. Ola Pessoal...
    Pensei em fazer a mesma pergunta da Tati. Hoje fazem 29 dias que parei de fumar. De vez em quando vem um vontade de fumar tão grande, que não sei em vcs, mas em mim dá água na boca rsrsrs. Fico lendo alguns depoimentos aqui e em outros sites e vejo que pessoas que deixaram de fumar a 60 dias ainda dizem sentir vontade..Fico pensando: Até quando???O que sentem é saudade do hábito? ou é essa vontade de dar água na boca?Porque essa vontade enche o saco, há momentos que da vontade de fumar logo um cigarro só pra acabar com isso...Mas dai penso no lado bom de deixar de fumar, no lado horrível de voltar a fumar e também penso : Puxa vida!!!29 dias sem fumar.. Não vou jogar isso fora não... Aí fico mais um dia sem fumar e meu tempo vai aumentando...
    Beijos solidários a todos...Lu

5. Ola Pessoal...
    Pensei em fazer a mesma pergunta da Tati. Hoje fazem 29 dias que parei de fumar. De vez em quando vem um vontade de fumar tão grande, que não sei em vcs, mas em mim dá água na boca rsrsrs. Fico lendo alguns depoimentos aqui e em outros sites e vejo que pessoas que deixaram de fumar a 60 dias ainda dizem sentir vontade..Fico pensando: Até quando???O que sentem é saudade do hábito? ou é essa vontade de dar água na boca?Porque essa vontade enche o saco, há momentos que da vontade de fumar logo um cigarro só pra acabar com isso...Mas dai penso no lado bom de deixar de fumar, no lado horrível de voltar a fumar e também penso : Puxa vida!!!29 dias sem fumar.. Não vou jogar isso fora não... Aí fico mais um dia sem fumar e meu tempo vai aumentando...
    Beijos solidários a todos...Lu

6. Pois é pessoal, não é fácil, mas em nenhum momento pensei que seria. Já é a minha quarta ou quinta tentativa de parar. Nas anteriores não estava completamente preparada como me sinto hoje. Estou usando sim, de todos armamentos possíveis para não desistir. Comecei primeiro o Bup, e em quinze dias fumei meu ultimo cigarro. Confesso, que hoje o vício comportamental não é mais tão grande. Tipo aquele cigarrinho depois do almoço, ou esperando o ônibus, tomando um chimarrão... Nisso o Bup está fazendo o maior efeito. Mas ainda gosto do cheiro e sinto essa mesma água na boca que a Lu falou. Porém a minha vontade de parar é maior. Eu decedi que vou conseguir só teimosia!! heheheheh
    Mas o meu questionamento, não e quando vamos esquece-lo, e sim qndo eu poderei afirmar seguramente que sou uma ex-fumante. Assim como tenho meus ex-namorados q não serão mais meus namorados, qndo vou poder afirmar que sou ex-fumante, mesmo tendo boas lembranças?
    Enquanto isso, vivo um dia de cada vez. Comemoro a cada dia que não fumei!!
    Beijãooo

7. É QUE NEM ALCOOLOTRA SO UMA GOTA MESMO QUE DAQUI A ANOS VOLTARÁS A TER FISSURA, ACREDITE!!!

A LUTA É ETERNA, MAS COM O PASSAR DOS MESES VOCE COMEÇA A PASSAR DIAS INTEIROS SEM NEM LEMBRAR AS VEZES SENTIRA UMA VONTADEZINHA MAS QUE LOGO PASSARÁ...

FIQUEI UM ANO SEM FUMAR EM UMA NOITADA BEBADO FUMEI E NAO PAREI MAIS ISSO TEM UNS 6 ANOS...

ENTÃO ACHO IMPORTANTE VOCE ESCREVER NO SEU CADERNINHO OS MOTIVOS PORQUE PARAMOS, PARA QUE NUM FUTURO SEMPRE POSSA SE LEMBRAR...SABE COMO É NE COM O TMEPO ESQUECEMOS...

MAS GRAÇAS A DEUS HJ EM DIA É PROIBIDO FUMAR EM BALADA LOGO LOGO SERÁ ATÉ PROIBIDO FUMAR N RUA!!!!

8. Celo,
    Tens razão, ainda não tinha me dado conta q agora eu to na turma do outro lado!! É sim, era assim que eu via essas pessoas e lugares proibindo de fumar, como inimigos. Todos os lugares com regras, sendo excluida, me sentia uma E.T. Agora, estou do lado dessas pessoas. Elas estão corretas e posso contar com elas e com esses locais pra vencer minha batalha. Até hoje não sai de ksa com medo de sentir muita vontade. Mas na verdade são poucos lugares que é permitido fumar. Obaaa!!! Heheheh
    Celo, obrigada por lembrar disso!!
    Obrigada mesmo!!

9. Celo,
    Tens razão, ainda não tinha me dado conta q agora eu to na turma do outro lado!! É sim, era assim que eu via essas pessoas e lugares proibindo de fumar, como inimigos. Todos os lugares com regras, sendo excluida, me sentia uma E.T. Agora, estou do lado dessas pessoas. Elas estão corretas e posso contar com elas e com esses locais pra vencer minha batalha. Até hoje não sai de ksa com medo de sentir muita vontade. Mas na verdade são poucos lugares que é permitido fumar. Obaaa!!! Heheheh
    Celo, obrigada por lembrar disso!!
    Obrigada mesmo!!

10. Tati, não sei quanto tempo leva. Amanhã completo 100 dias. Não deveria falar de amanhã. Estou sem fumar há 99 dias e é sempre "só por hoje". Releia o que o Fernando e a Sayor lhe disseram. É verdade. A vontade vai diminuindo.
    Eu não gosto do cheiro que eu tinha. Dá para entender? Eu sabia que tinha cheiro de fumante e não gostava! Fumei mais de 50 anos. Não quero mais ter aquele mau cheiro que agora sinto muito forte nos fumantes.
    É claro que não ando espalhando bom humor por aí, sei que o limiar de tolerância ficou baixo, que ando mais chato do que já era, etc. Mas, Tati, por ora o importante é que EU NÃO FUMO. Não tenho ainda coragem de dizer que sou "ex", nem sei se um dia terei ou se isso é mesmo útil. Mas sinto que não teria mais a coragem de acender um cigarro, por pior que seja a fissura.
    Às vezes me parece que eu pirei, não consigo me identificar muito bem com o Décio fumante de tantas décadas. Agora tenho de me reencontrar com o Décio pré-adolescente, de quem nem me lembro mais. O que não fumava, do nascimento aos 13 anos completos.
    Mas eu acho que você não imagina o quanto eu estou feliz por não fumar. Se você sentir essa felicidade, vai conseguir parar. Eu quase gosto de ter fumado só para ter a alegria de ter conseguido deixar de fumar. Maluco, não é?
    Tive um AVC em abril e fiz ablação (um procedimento para que o coração pare de fibrilar) na semana passada. Estou em recuperação. Depois vou começar a fazer exercício físico, devagarinho.
    Imagine só: sem fibrilação (sem risco de novo AVC) e sem fumar, ninguém vai me segurar!
    Nunca imaginei que a sensação que hoje tenho - de vitória - pudesse ser tão compensadora.
    Tati, parece exagero, mas tudo o que eu disse é verdade. Se eu, fraco, no outono - quase inverno - da vida, estou conseguindo, tenho certeza de que você também vai conseguir. Acho que é isso: um cheiro de primavera no ar.
    Um abraço, coragem e parabéns!
    Décio

11. Oi Tati seja bem vinda,também não sei dizer daí qt tempo seremos ex.Mas sei que HOJE EU NÃO FUMO.O amanhã tá longe demais.
    Parabéns pela sua decisão esse é o 1º passo,50% do seu caminho tá percorrido,e lembre -se que não está mais sozinha nesta luta.
    Estamos todos nós aqui,uns já um bom tempo,outros um pouco menos e muitos começando.
    O Fernando tem razão quando diz que quando relaxamos fica mais fácil,isso porque não ficamos mais contando os minutos,passamos agir naturalmente com as situações.
    Vamos viver um dia de cada vez,ser firmes e sempre fortes.
    Um abraço.

12. Décio, meus parabéns!!
    E muito obrigada por tuas palavras, com certeza me fortaleceram mais na minha batalha. E acredite, eu entendo o que vc quer dizer, sobre essa felicidade toda. Mas quero poder entender ainda mais!!! Parabéns de verdade, e boa sorte nos próximos 100 dias!!
    E vamos lá um dia de cada vez, sentir o cheiro da primavera que vem aí!!
    Abraço forte!!!

13. Tati, quer dizer que o seu problema é saber quando vc poderá declarar que é “ex-fumante”?!

Cara, eu não me preocupo com isso, sinceramente. Se eu sou “ex-fumante”, “não fumante”, não me importa, o que importa é que eu não fumo, ponto final. Não fumei ontem, não fumo hoje e nem vou fumar amanhã, isso eu garanto. Então, isso para mim tá bom, me basta.

Quanto a essas “classificações”, bobagem isso. Preocupe-se, sim, em VIVER SEM CIGARRO, em viver uma nova vida, isso sim é importante. Aliás, aí está o pulo do gato para não voltar a fumar mais. O resto é conversa pra boi dormir.

Abraços e boa sorte!

14. Oi, Tati,
    Oi, pessoal,

Estou no meu 11º dia sem fumar. De três dias para cá, tem sido muito fácil controlar as poucas vezes que sinto vontade de fumar. Estou neste exato momento no escritório aqui de casa, e meu irmão está usando o outro pc e fumando, e não sinto vontade alguma.

Ontem tive dor de cabeça, o que é raro para mim por causa do estabilizador de humor (lamotrigina), e pensei que talvez fosse o cérebro se ressentindo da falta de nicotina. Fiquei com pena dele e usei um comprimido de Niquitin 4mg. Um tempo depois a dor de cabeça passou, mas não sei se naturalmente ou se foi a nicotina. E usei o comprimido sem estar com vontade de fumar. Aliás, tenho usado cada vez menos o Niquitin, balas ou chicletes.

A vontade de fumar enquanto se espera um ônibus é freqüente, mas acho que vou conseguir fazer isso quando voltar para Porto Alegre. Ao invés de pensar no cigarro vou ficar pensando em há quantos dias já estou sem fumar, respirar profundamente, e me cumprimentar por isso. Só tem uma coisa que me deixa triste quanto ao cigarro no ponto do ônibus: ele era uma armadilha infalível para que o ônibus chegasse logo... Era só acender um, e lá aparecia o desgraçado, sem dar tempo de fumar o danado. Era uma lei de Murphy que eu usava a meu favor... Agora isso acabou.

Tati, queria poder te dar uma resposta (porque queria ter parado de fumar antes), mas estou no 11º dia, e nos últimos 3 dias quase não senti vontade. Não senti nenhuma fissura: as poucas vezes que senti vontade, segurei por uns minutos, e ela passou. Não foi nada sofrido, foi bem fácil de controlar.

Eu só espero que continue assim. Agora eu já poderia encarar uma prova de 4 horas sem sair para fumar, e isso para mim é ótimo. Mas se no futuro sentir vontade, vou me controlar pensando nos dias que estou sem fumar, e acho que isso vai cortar a vontade de usar o danado.

Grande abraço

15. Fernando,
    Vc tem toda razão!!! O mais importante, são os dias que não estamos sem fumar, que hoje não fumamos e que temos força para não acender um cigarro amanhã!! Obrigada, relaxei mais agora... pra quê ficar pensando em rótulos??!!
    Hoje é meu 13º dia sem o MALDITO, me sinto cada vez mais forte. Pois a vontade quase não tem aparecido. Mas estou vivenciando alguns sintomas parecidos com o Domit, que está quase mesmo tempo que eu sem fumar. Senti dores de cabeça no final de semana, e ontem uma leve queda de pressão que me deu uma tonturinha... acho q é efeito da abstinência. Mas já passou... hoje estou bem, e feliz por estar principalmente cheirosa!!
    Obrigada galera!!
    Boa Sorte pra todos nós!!!
    Abraçosss

Participate and leave your reply »

Você deve fazer login para publicar.