Eu Vou parar de fumar » Bem Vindo no site Eu Vou Parar de Fumar

urgente

(9 posts)
  1. Sinto que estou chegando ao limite. Tenho 42 anos e desde os 12 que fumo. Com 30 resolvi que parar de fumar...até o momento o máximo que consegui 65 dias a base de goma de mascar, bup e muita força de vontade.
    Uma amiga parou em 12 dias de tratamento com CHAMPIX, mas é muito caro. Alguém sabe me dizer se o SUS disponibiliza e qual o caminho a percorrer?
    Reconheço que tenho uma grave doença...a dependência química.

2. Posso até não ser bem interpretada diante do que vou falar:
    Estou sendo bastante discriminada por uma coisa que comecei a fazer quando criança.
    Um soro positivo que contraiu a doença através da promiscuidade, o governo fornece tratamento (caríssimo) e ainda uma razoável ajuda de custos. Para nós fumantes apenas disponibiliza um tratamento falho (muitos municípios não levam a sério) a base de Bupropiona (que não passa de um anti depressivo)e a de adesivos a base de nicotina. Quanto existe um medicamento comprovado na eficácia (CHAMPIX - por sinal muito caro)mas que não sei se o SUS disponibiliza.
    Gostaria de ver as leis que fala quais os tipos de doenças o SUS disponibiliza medicamentos.

3. Eli, até entendo que esteja revoltada com o acesso restrito aos tratamentos para os dependentes químicos de nicotina e outras drogas, disponibilizados pelo nosso sistema de saúde.
    Mas, se pensarmos que estamos andando, plenos de nossas funções, capazes de exercer nossos trabalhos, sem doenças graves ou terminais, essa revolta se torna até injusta, pois há muitas pessoas deitadas em macas no chão de hospitais, com graves problemas de saúde, esperando atendimento. O sistema é falho, infelizmente.
    Por isto, contar apenas com ajuda externa, principalmente do serviço público (governo de estados e municípios) deve ficar em segundo plano.
    Em primeiro lugar, vem a nossa própria ajuda, a nossa própria determinação e força de vontade para enfrentar essa batalha contra a dependência química que todos aqui temos, não apenas você.
    Você fumou por 30 anos, muitos outros aqui também. Eu fumei por 37 e, até agora, consegui vencer. Não fui menos viciada ou dependente. Também tive meus momentos de fraqueza no início dessa luta. Mas sabia que o primeiro passo tinha que ser meu, para depois contar com a mão estendida de outras pessoas.

Não tenho experiência própria com a Bupropiona, mas muitos aqui no blog e fora dele, com quem convivo, fizeram uso. Dizer que esse tratamento é falho, me desculpe, não me parece adequado diante das experiências que sempre ouço de quem utilizou o medicamento. Você poderá colher informações a respeito aqui no blog, consultando os tópicos, pois muitos falam sobre o Bup.

Sobre o Champix já ouvi depoimentos desfavoráveis. Inclusive li matérias sérias a respeito do medicamento, associando-o a comportamento suicida.
    É claro que não se pode generalizar. O que é bom para uns, pode não ser para outros (e o inverso também).
    O fato de sua amiga ter tido bom resultado com o Champix não significa de que ele fará o mesmo efeito em você.

Você descreveu acima que o máximo período que ficou sem fumar foi de 65 dias, à base de goma de mascar, Bup e "muita força de vontade". Algo falhou e, acredite, normalmente somos nós e não os medicamentos ou terapias auxiliares.

Remédios, adesivos, gomas de mascar com nitotina e qualquer outro tipo de tratamento, até mesmo o Champix, são apenas auxiliares. Nada faz milagres. Nada mesmo.
    Qualquer método utilizado por um fumante para abandonar o cigarro, apenas fará a parte que lhe é atribuída; normalmente, a de atenuar sintomas da abstinência. Mas nada gerará em nós a determinação, ou autocontrole, a vontade de realmente parar de fumar.
    É difícil mesmo. Não só para você. Para todos.

No lugar dessa injustiça à qual se sente submissa, venha buscar aqui a ajuda que precisa, com gente que passa pelas mesmas sensações e pode compartilhar experiências idênticas com você.
    É essa solidariedade que nos impulsiona. Revolta não resolverá nada.
    Empenhe-se primeiramente, ajude-se e faça a sua parte. Se falhou depois de 65 dias em outra tentativa, recomece. Quem sabe agora você estará mais experiente com a lição anterior.

Conte comigo no que eu puder ajudar.

ps.: acesse o link abaixo e consulte os locais onde são fornecidos tratamentos:
    http://www.actbr.org.br/tabagismo/tratamento-locais.asp

4. O que Solange está te dizendo aconteceu comigo.Estive a espera de um tratamento do Sus que estava por demorar demais.Resolvi encarar o meu problema sem o Sus e procurei ajuda e encontrei este site que tem trazido um grande suporte em minha caminhada.
    Quanto a medicamentos ,adecivos e ate usei,mas na realidade eu não estava preparada na época para deixar o cigarro.Hoje estou a mais de 5 meses e não vou te dizer que não tenho problema com a falta do cigarro pois estaria te mentindo,minha dependencia era enorme e até compreendo esta frissura estar a me incomodar a tantos meses.
    Há dias mais faceis outros mais dificiéise assim tenho levado.
    Hoje por exemplo me deparei várias vezes com frissuras, mas estou decida que nunca mais quero fumar então , peço muito a proteção de Deus que me liberte deste vício que tanto mal causa.
    Força e coragem e vamos nos agarrar aos companheiros , pois a luta é dificil.Simplismente não impossível.
    Abraços

5. Eli vou dar a minha opiniao, eu tb fumei por mais de 30 anos, nunca tinha tentado parar e essa foi a primeira e a unica vez, já vou completar um ano, tomei o BUP por 7 meses, o medicamente é ótimo, com certeza sem ele eu não teria conseguido, o preço é a mesma coisa que o Champix, a diferença é que o Champix vem o tratamento inteiro, acho que 5 meses ou 6 de tratamento. O Sus disponibiliza o BUP e os adesivos. Mas tem não milagre, o remédio nao faz milagres, tem que ter muita força de vontade. Impossivel não é porque aqui estou eu para contar essa história. E não pense que eu fumava pouco, quase 2 carteiras por dia. Força ai amiga, coragem, determinação, curtir dia após dia sem o maledeto. Boa sorte !!

6. o sus fornece bup ele é otimo .e o adesivo repoi a nicotina e o bup te tranquiliza eles ajudam muito mesmo mas se vc quizer parar se não quizer eles não ajudam ,queira parar e tudo vai te ajudar bjsss

7. Todos merecem tratamento digno. O comentário sobre os soropositivos foi infeliz, um pouco mais o que o comentário sobre o Bup ser apenas um antidepressivo. Já vi muita gente ser ajudada pelo Bup. Não há fórmula mágica e, como foi, dito, grande parte do êxito nesse ou naquele tratamento depende apenas de nós. Conheci pessoas que pararam de fumar apenas com a força de vontade; outras, precisaram do Bup; eu estou tomando Champix e, por enquanto, só o que tive foi uma imensa enxurrada de reações adversas, inclusive pensamentos suicidas. Estou no quarto dia do tratamento, o que não é muito, mas às vezes penso que estou usando o Champix apenas para me enganar e que não vou conseguir parar de fumar. Os fins de semana (como hoje) são o que há de pior. Parece que tudo o que funcionou durante a semana deixa de funcionar a partir de sexta de noite. Às vezes tenho vontade de gritar!

8. Calma Sidney tenha fé que você vai conseguir!

9. Eli,
    faço minhas as palavras de Solange. Sobre a reposição de nicotina com adesivos, eu experimentei, associados com pastilhas e gomas de mascar por 3 meses e meio, diminuindo lentamente a dosagem. Isso me ajudou muito a controlar a ansiedade, a eliminar as fissuras, dimuinuindo consideravelmente a incidência da abstinência no meu organismo. Contudo, como foi muito falado aqui, é apenas um coadjuvante, e a ação principal deve ser protagonizada por cada um, com todas as suas forças.

Conte comigo!!!!!

Charles

Participate and leave your reply

Você deve fazer login para publicar.