Eu Vou parar de fumar » Bem Vindo no site Eu Vou Parar de Fumar

vergonha na cara ou a morte...

(19 posts)
  1. eu estava procurando um post meu nesse forum, mas parece que as coisas mais antigas são apagadas, e o meu acabou sendo apagado, né?
    enfim, eu só ia juntar tudo que eu escrevi aqui pra todo mundo poder ler e tmb pra ver se me ajudava a criar VERGONHA NA CARA...ou vou acabar morrendo, mais um vítima do tabagismo!
    a sensação que eu tenho é de que somente a morte é a solução pra mim - sinceramente, se eu não acreditasse em Deus, no Céu e Inferno, eu pensaria seriamente em acabar com a minha vida, mas não vou fazer isso não, só comentei pra voces terem uma noção de como me sinto derrotado pelo cigarro, ver se alguém me dá uma luz, se alguém passou por situação semelhante, ver se alguma palavra entra no meu coração, se alguém me ajuda a criar a tão sonhada vergonha na cara e consigo fazer parte do time de vitoriosos desse site, vocês, meus "ídolos"...
    a seguir vou colar umas das minhas participações minhas por aqui, pra voces terem uma noção melhor da minha história!
    obrigado pela participação e atenção de todos...
    FÉ EM DEUS...

2. sydney e maria, acompanhei os testemunhos e lutas dos dois e queria parabenizá-los...
    ainda não consegui nem ficar UM DIA sequer sem o maldito cigarro, ODEIO o cheiro do desgraçado em mim, já estou com problemas de saúde por causa desse meu "amigo", minha boca está horrivel, dentes amarelados...nossa...
    e a vergonha de todos por causa do cigarro? tenho medo de socializar com as pessoas, praticamente FUJO delas...
    e o ódio do ritual de todos os dias? tentar ficar com a mão bem afastada do corpo pro cheiro não pegar na roupa, passar alcool, escovar os dentes, usar listerine, chupar bala halls extraforte, pra que? pra continuar com o cheiro do cigarro, não tão forte como se eu não fizesse nada disso, MAS O MALDITO CHEIRO ESTÁ LÁ, COMIGO, NO MEU CABELO, DENTRO DE MIM...
    e o dia seguinte, tudo se repete...
    por isso, lembrem-se, VOCES ESTÃO NUMA FASE MTO MAIS AVANÇADA DO QUE EU, SÃO MTO MAIS FORTES DO QUE PENSAM, SÃO PRATICAMENTE MEUS ÍDOLOS! Continuem com a mesma garra e força de vontade, um belo dia espero fazer parte do time de voces!!
    FÉ EM DEUS

3. não sei se é psicológico, mas acho que meu caso somente com mta medicação e ajuda psicológica. o problema é que meu salário acaba perto do dia 20, 25, ou seja, tenho que ficar pedindo dinheiro emprestado pra chegar no próximo dia de pagamento, imagina se eu tiver que gastar uma grana com medicamentos...COMO????
    tmb estou estudando de manhã e trabalho a tarde e noite, só tenho sexta a tarde livre, não sei se algum desses lugares que ajudam com os remédios iriam acreditar em mim, se estariam dispostos a me dar a medicação.
    enfim, vou ver se consigo marcar um psicólogo nessa sexta, ver se consigo mudar de vida, antes que o cigarro me mate né...

4. sabe, o cigarro faz tão parte da minha vida - fumo há quase 30 anos - que nem consigo pensar em trocar o cigarro por uma companheira, se fosse o caso...
    estou sozinho há quase 6 anos, sinto mta falta de uma companheira, ainda tenho o sonho de me casar, sou mto romântico, daí penso: como vou beijar a boca de uma mulher que não fuma?
    sou um homem atraente, tenho um corpo bom, fiz esportes a minha vida toda, quase fui jogador de futebol profissional, faço surfe, me visto bem, as mulheres até se interessam por mim, até a hora que elas descobrem que sou fumante, ou reparam que minha boca está HORRIVEL, e pronto, um homem solitário e desprezado serei...
    até quando?
    sinceramente, não sei!
    e o que dói mais nisso tudo, é saber de como sou fraco, como nunca consegui parar de fumar, como me sinto que o cigarro é meu "único amigo", minha namorada, minha esposa...
    QUE VÍCIO MALDITO!

5. a sensação que eu tenho as vezes, é de que minha única chance seria se eu me INTERNASSE numa clínica pra dependentes químicos durante sei lá, um, dois, três meses...
    alguém já se sentiu assim?
    será que eu nunca vou conseguir fazer parte do grupo de vencedores desse site?
    será que só irei participar por aqui sem deixar nenhum testemunho, somente tristemunhos...
    QUE VIDA...

6. CARAMBA...eu estava fazendo umas contas, R$5 de maço de marlboro por dia = 150 reais por mês, R$1800 por ano...MEU DEUS...

7. Olá Marcio!Li seus posts...e acho que não tem nada a ver , ficar sózinho porque é fumante! Talvez esteja só porque quer, fumar é muito normal. Vergonha na cara?O caso não é esse, é o danado do vicio.Já me senti assim como voce, se te serve de consolo...rsrs
    Ano passado , tive hemorragia de pulmão. Moro no sul de minas e tive que ir para SP, para retirar uma parte do pulmão. E acredite, fui fumando. A cada cigarro, eu sangrava mais. Mas parecia que o vicio era mais forte que eu. Depois de 1 mês marcaram a cirurgia e o medico avisou que se eu fumasse não faria a cirurgia! Parece que dai a ficha caiu!Seria o cigarro ou eu. Parei com 15 dias de Bup.
    Outra coisa , voce pode mandar manipular o Bup. Fica na faixa de 60 comprimidos por 35,00. Ah...voce vai sim fazer parte dos vitoriosos, basta voce querer e acreditar em voce mesmo.''PARAR DE FUMAR É A MAIOR PROVA DE AMOR QUE PODE DAR A SI MESMO''
    Dentro de nós existe uma força que todos nós desconhecemos.
    Depois de 9 meses sem fumar , voltei nas festas de fim de ano e agora parei de novo. Tambem fumei 34 anos.
    Só precisa acreditar em voce !
    Boa sorte e não desista. Tente!!! Voce vai conseguir!
    Marcia

8. Marcio,
    Impossível não responder lendo seus posts.
    O que posso lhe dizer, estou na quarta tentativa de parar de fumar, agora acho que consigo, completo hoje 43 dias sem um trago, fiquei 10 dias com adesivo e estou tomando BUP.
    Meu pai está quase morrendo por causa do cigarro, fumou a vida inteira e a 3 anos teve cancer nas cordas vocais e laringe, está muito fraco, não fala, não se alimenta pela boca (sonda), não anda, não consegue fazer nada....está morrendo aos poucos (horrível escrever isso)....enfim, tudo isso me ajuda a largar essa merda.
    Bom, lendo tudo o que vc escreveu, eu tenho total certeza de que você já tem o principal, que é a CERTEZA de que quer parar. Muitos tentam e não conseguem porque no fundo, no fundo não querer parar, e vc não, vc deu o primeiro passo, não desista, uma coisa que me ajudou muito no começo foi colocar metas, primeiro eu pensei em ficar 24 horas sem ele, e aí fui aumentando. criei até um blog para escrever o que penso, se quiser entrar fique a vontade, está no meu perfil.

Sobre encontrar uma pessoa,concordo com a Marcia, não é por que é fumante que não vai encontrar....mas claro, sei bem o que vc sente qdo alguem lhe rejeita por conta do cigarro, já aconteceu comigo tmb, me senti a pior das pessoas...
    FORÇA, não desista, coloque na balança e vai perceber o quanto vai ganhar sem o cigarro, e te digo, É POSSIVEL, e nem é tão dificil assim, o pior são os primeiros dias....e faça como eu estou fazendo, UM DIA DE CADA VEZ !!!

grande abraço,

estamos todos juntos....
    Rudney

9. Marcio, assim como você eu também me sentia um lixo por fumar. E posso dizer que passei mais de uma década assim, com a auto-estima destroçada.

Sou do tempo que fumar era atraente, associado à pessoa descolada, moderna, independente, corajosa. Quando jovem eu me sentia o máximo por fumar.

Demorei quase duas décadas pra perceber a grande mentira disso tudo, que na verdade eu era rejeitado pela maioria das mulheres, e da maioria dos ambientes sociais, e até oportunidades de carreira estavam sendo perdidas por conta deste hábito, já era tarde. Eu não podia mais viver sem essa porcaria.

Minha situação ficou bem parecida com a sua, lendo sua revolta eu lembro que me revoltava igualmente. Me achava um lixo por fumar e por ser incapaz de parar. Já havia tentado outras 4 vezes sem sucesso, e isso me afundava ainda mais.

Eu acho que essa revolta toda foi um aliado no meu caso, chegou a um ponto que conseguiu ser o maior motor para me manter firme nessa tentativa. Espero que sua tristeza agora também possa sua aliada.

Eu estou a quase 80 dias sem fumar, estou tomando medicamentos, mas também já parei sem eles e sei que é possível, pode ser um pouco mais difícil, mas é possível, porque o remédio é só uma ajuda, sozinho ele não faz nada, se vc não estiver determinado a sofrer o que for preciso para parar (e quem toma medicamento também sofre), remédio nenhum vai te ajudar.

Por isso não permita que a falta de medicação seja uma desculpa ou um impedimento. É possivel parar sem tomar nada, há muitas outras dicas e paliativos pra se usar na hora da vontade.

Internar-se também é a mesma ideia de fuga, de passar a responsabilidade para alguém ou algum lugar. Esqueça, parar de fumar é uma luta sua, você se viciou e cabe a você se limpar. A boa notícia é que tudo que vc precisa para parar está em você, tudo já está aí, você pode, basta cavocar dentro de si, juntar tudo e colocar isso a seu favor.

Esse processo exige um querer descomunal, verdadeiro. Tem gente que fala que quer, mas no fundo não quer. sofre só de pensar em parar. No dia que a vontade de romper pra sempre com o cigarro for maior que tudo, aí vc vai estar pronto e nada vai te segurar.

Se quer mesmo parar de fumar, prepare-se para uma luta que vai longe no tempo, e que vai demandar toda sua abnegação, criatividade, humildade, raiva, alegria, persistência, e muita, mas muita paciência. Porque com essas ferramentas vc vai enfrentar dor, vontade, tristeza, desencanto, medo, desesperança, abandono, carência, e algo mais.

E cuidado porque vergonha na cara não é ferramenta para parar de fumar. Vergonha na cara você, eu, todos nós já temos. Não somos fracos ou sem-vergonhas, nem somos pessoas de segunda classe como alguns não-fumantes acreditam, o nosso inimigo é que é muito forte.

No final dessa batalha há um prêmio, que eu nunca conquistei mas estou atrás. A liberdade condicionada a algum cuidado e vigilância, para sempre.

Se eu consegui parar, qualquer um consegue, e se eu conseguir permanecer sem fumar (essa é a parte mais difícil, acredite), qualquer um também pode conseguir.

10. Oi, Marcio. Obrigado pelas gentis palavras. Para mim também está sendo muito difícil. E eu poderia apostar qualquer coisa que tem sido duro também para uma generosa fatia desse site, fora os que não aguentaram a barra e sucumbiram, além dos que estão na luta por aí sem saber que o site existe, ou ainda, aqueles que sumiram e ficamos sem saber se foi pq voltaram ao vício ou há algum outro motivo. Digo isso para que vc tenha absoluta consciência de que este não é um caminho fácil. É claro que vc sabe isso, seus posts nos informam. Por outro lado, fiquei com a impressão que vc tem uma perspectiva pouco realista das medicações. Nenhuma medicação vai te poupar da dor, e, amigo, infelizmente, vc terá que passar por ela. Então, no meu ver, não é tanto uma questão de procurar a medicação, mas de conscientizar-se do que a medicação poderá fazer por vc. Por isso, penso que, antes de tudo, há necessidade de uma conversa honesta entre vc e um bom médico. Pergunte para ele o que ele acha da Bupropiona ou do Champix em relação ao seu caso. É claro que, no caso do Champix, sempre vai pesar o aspecto financeiro. Por outro lado, tenho dúvidas que, mesmo com o Champix, não há também uma necessidade de mudar a sua mentalidade em relação ao problema. O Champix vai diminuir os seus sintomas físicos. Aquela vontade intensa de fumar (a intensa, a chamada fissura, pq vontade de fumar vc terá 24h por dia, com ou ou sem Champix e não há previsão de quanto tempo isso continuará desse jeito pq é tudo muito relativo nesse processo. Então, não vejo como o Champix poderá ajudar vc, entende? Ele vai diminuir sua vontade de fumar pq simula uma falsa nicotina que retira a verdadeira, substituindo-a e enganando o cérebro. Percebendo o engano, o cérebro enfia o ferrão! São horinhas horríveis, onde vc precisará ter muito autocontrole, pois vc só poderá tomar dois comprimidos por dia. E o Champix, até onde pude entender, não consegue fazer nada pela dependência emocional. Pq não é só de nicotina que estamos falando, certo? Eu, por exemplo, não pretendo mais tomar a medicação depois que terminar a cartela pq já percebi que não é a dependência física quem tá me atacando. É a psicológica. Todos nós sabemos que tem mais do que nicotina envolvido na situação. O artigo do Dr. Flávio (acho que é esse o nome, não tenho certeza) nos mostra que associamos o cigarro com a fase oral e que não é bem assim pra cortar relações com ele. No fundo, no fundo o cigarro nos promete (de maneira mentirosa) que ele é uma "volta ao lar". Não é. Eu poderia pensar em muitas vantagens de se parar de fumar, mas acredito que vc conheça a maioria e não vou mencioná-las. Vou falar apenas a que considero a principal, a mais importante (isso pra mim, claro): vc muda como pessoa! Eu mudei. Não acredito que outras pessoas não mudaram ao menos um tiquinho. Isso é muito melhor do que cheirar bem, respirar melhor, não tossir, economizar (eu não economizei nada, apenas apliquei o cigarro em comilanças). Mas o que não preço para mim é sentir que sou capaz de traçar e realizar metas. Eu acho isso tão maravilhoso pq, de repente, vc se pega traçando metas ainda mais significativas e indo atrás delas SABENDO que consegue. Eu nunca me imaginaria, por ex, reformando meu apartamento, investigando sobre alimentação saudável e me interessando por OVNIs. Vc deve ter pensado: "Como é que ovnis entraram nesse assunto? O que isso tem a ver?" Tudo. Significa que, não sabendo o que fazer com o meu não-fumar, eu o transformei em alguma coisa. E essa alguma coisa é o meu centro de interesses. Evidentemente, o seu é outro (vc não precisa se interessar por Ovnis, dietas ou a reforma da casa, este sou eu). Mas vc pode também se perguntar qual é seu centro de interesses. O que vc gosta, ama de paixão? Quais são as suas verdadeiras prioridades? Faça uma lista do que é prioritário para vc e lance-se a ela! A única sugestão que posso te dar é o velho rito de viver cada dia como ele se apresenta. Hora de ir no banco é hora de ir no banco. Hora de ir no dentista é hora de ir no dentista. Hora de pregar o botão no casaco é hora de pregar o botão no casaco. E assim por diante, dedicando o cem por cento que é vc em cada uma dessas tarefas, desincumbindo-se de cada uma à medida em que ela surge, sabendo que tá sofrendo, que tá louco pra fumar (não é o fim do mundo admitir isso), que o desgraço não sai da tua cabeça, mas tendo tbm a consciência que todo esse sofrimento significa tomar as rédeas e assumir aquilo que é o controle de sua vida. Eu percebi também que vc sonha bastante em encontrar uma boa parceira, uma namorada legal, enfim, aquela coisa chamada relacionamento que todo mundo quer. Comigo nunca aconteceu de eu ser rejeitado por fumar, então fica complicado opinar. Eu tenho um relacionamento de 4 anos (com não-fumante, não tenho como namorar fumantes!)que só melhorou depois que parei de fumar, sendo que antes já era muito bom. Vc também vai encontrar a sua companheira, cara! Coloque isso na sua lista de suas prioridades (caso seja). Pq, cara, já foi dito por uma filósofa carioca (ou paulista) e tbm não lembro o nome, mas lembro que as palavras dela me tocaram profundamente. Diziam mais ou menos assim: "Descubra suas reais necessidades e dedique-se a elas, pq se vc se dedicar às suas falsas necessidades é lógico que vc não será feliz." Vou ficar aqui na maior torcida. Pelo menos tente. Se vc vacilar e fumar, volte aqui e compartilhe conosco. Ninguém vai tentar ficar te "convertendo" eu, pelo menos, prometo que não vou. É só para a gente tentar, todo mundo junto, perceber onde está a falha. Muito obrigado pelas suas palavras. Tenha certeza que tem sido horrível para mim (domingo, por ex, faltou muuuuuuuuuuito pouco para eu dar a mais saborosa e profunda tragada - com resultados desastrosos para mim! Imagina se eu tivesse fumado, como ia estar a minha autoestima hoje, depois de ter recebido tantos parabéns do pessoal? Todo mundo consegue parar de fumar. O negócio é descobrirmos o seu jeitinho especial de fazer isso. É como uma lavar uma horrível fôrma cheia de graxa do peru que comemos no Natal: quando começamos a lavar, tudo fica muito pior e mais nojento, até fazemos caretas na frente da pia. Se desistirmos na metade, o que teremos? Uma fôrma suja e anti-higiênica. Se insistirmos o que teremos? Uma fôrma limpíssima! Essa comparação foi feita por uma autora americana que gosto muito e que posso sugerir para vc em off. O importante é que vc saiba que o pessoal do blog tbm tá na luta e que todo mundo que participa por aqui (há os iniciantes, os veteranos e as almas meio deslocadas, como eu rsrss), mas todo mundo participa com muito amor e tenho certeza que estará disposto a lançar a vc aquela palavrinha amiga que às vezes faz toda a diferença em nossas vidas. Muita luz!

11. Concordo Sydney. enfrentando o cigarro a gente descobre uma outra pessoa dentro da gente. Tantos projetos importantes engavetados que demandariam muito menos energia do que estamos usando agora, realmente o nosso poder de realização parece que se reposiciona em outro patamar. muito bom.

12. Verdade, Renato. Nós nos sentimos mais aptos para enfrentar adversidades e realizar projetos ainda maiores e mais importantes do que parar de fumar. Valorizamos mais nossas vidas, observamos melhor nossas emoções e nos entregamos com mais confiança à jornada do autoconhecimento. Para mim estas coisas não seriam possíveis fumando. O cigarro contraria as coisas que defendo. E contrariando as coisas que defendo eu me sinto como se estivesse traindo a mim mesmo. Não havia mais conciliação possível entre eu e o cigarro. Nenhuma desculpa ou justificativa me permitiria continuar naquele jogo de me intoxicar. Parei na hora certa. Vou continuar na torcida, Marcio. E venha sempre desabafar, fumando ou não. Isto vai te fazer bem.

13. caros marcyaregina, landeis, biscuit e sydney mto obrigado pelas palavras, atenção e carinho para me responder...
    demorei a dar uma posição pois ando meio depressivo, sem vontade de escrever, me sentindo pequeno contra o cigarro e cada vez com mais ódio dele apesar dele ainda ser meu "melhor amigo".
    hoje no trabalho um dos meus chefes me disse que o cheiro do cigarro em mim está incomodando, só faltava essa, eu perder meu emprego por causa do cheiro do cigarro!
    talvez tudo isso esteja acontecendo, pra que, de uma vez por todas eu crie a tal da vergonha na cara, e acabe ganhando uma força - estou precisando e muito - para entrar nessa batalha determinado a vencer!
    enfim...passei pelo menos pra dar uma posição, nos próximos dias prometo responder mais diretamente a todos voces, um por um...
    FORÇA pra vocês, "meus ídolos", e um abraço especial ao sempre especial sydney...
    FÉ EM DEUS

14. engraçado, quanto mais eu tento buscar forças pra entrar na guerra contra o maldito cigarro, mais fumo...
    já aconteceu com alguém?
    parece que o cigarro tá revoltado com a minha idéia de parar, se revoltou, e o idiota aqui tem fumado mto...acho que nunca fumei tanto...que desgraça!

15. Marcio,
    Eu tentei parar de fumar em Novembro do ano passado, fiquei 30 e poucos dias sem cigarro e caí na besteira de fumar UM, não resisti e voltei a fumar.
    Fiquei como você, revoltado, e essa revolta me fez voltar com força total, levei 07 meses para ter o foco e força novamente, demorou mas chegou e hje estou a 46 dias..
    Marcio, acredito que todo tem a sua hora e o momento certo, só não podemos deixar este momento passar....FORÇA, como já te falei, segure a onda por 24 horas, depois disso é só administrar, você não nasceu fumando e não depende dessa droga, vc é mais forte do que ele, VOCÊ manda no seu organismo, mentalize isso.
    grande abraço.

Participate and leave your reply »

Você deve fazer login para publicar.